Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Bruno Horta publica “Uma Década Queer”

Década Queer Bruno Horta 50 entrevistas em portug

Trata-se de uma colectânea imperdível para quem se movimenta nos meandros LGBT e Queer e quer perceber mais do assunto. As 50 entrevistas a figuras incontornáveis foram reunidas num livro que vê hoje, segunda-feira, 7 de Setembro, a luz do dia graças ao jornalista Bruno Horta.

“Uma Década Queer: 50 Entrevistas em Português (2004-2014)” traz-nos 50 entrevistas que foram sendo publicadas em vários órgãos de comunicação social. A diferença é que este resumo de dez anos está agora compilado e algumas entrevistas trazem excertos inéditos. De Miguel Vale de Almeida a José António Saraiva passando por Ney Matogrosso, Ricky Martin, Gloria Gaynor, Deborah Kristal, Guida Scarllaty, Andrej Pejic, Olga Roriz, John Romão, Vasco Araújo, João Pedro Vale ou François Sagat, apenas para nomear alguns nomes.  

Organizado em sete temas: Discursos, Géneros, Literaturas, Palcos, Músicas, Visões e Corpos, o livro permite comparar pensamentos de diferentes entrevistados ao longo das 198 páginas a que se junta a capa, um trabalho da autoria de Bráulio Amado.

Ao dezanove.pt Bruno Horta explica que a entrevista com João Alves da Costa, escritor e jornalista, publicada inicialmente na Time Out em 2012 continua a impressioná-lo: “Ele é genial, tem uma clareza de raciocínio fora do comum, é uma personagem extraordinária. Pode parecer a entrevista menos queer de todas, mas não é. Ele é muito livre na forma como pensa, é verdadeiramente uma pessoa queer”. A mesma impressão fica da entrevista a Mário Cesarini, conseguida após vários meses de tentativas: “tinha uma presença impressionante” aponta. O então praticamente desconhecido académico Peter Drucker também acabou por surpreender pela positiva o autor do livro. “Quando se está a entrevistar pessoas interessantes e com pensamento estruturado sobre um tema, como é o caso de todas as 50 que estão no livro, é fácil fazer entrevistas. Um entrevistado com muito mundo faz a entrevista sozinho” conclui o jornalista freelancer.

A edição desta compilação pertence à INDEX ebooks, custa um euro e está disponível nas lojas Google Play, Amazon, Wook, iBookstore, Kobo,Smashwords, Livraria Cultura. A impressão também está disponível a pedido, por exemplo através da Amazon, e ronda os dez euros. O livro está à venda a partir de hoje.

 


Paulo Monteiro

1 comentário

Comentar