Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Prémios dezanove: Os melhores e os piores de 2022

Prémios dezanove 2023

Quem protagonizou as histórias e os acontecimentos marcaram os Direitos LGBTIQA+ em Portugal e no mundo em 2022? Ao longo do último ano foram publicadas centenas de artigos, posts e comentários no nosso site e nas redes sociais. A actualidade e o ponto de encontro da comunidade LGBTIQA+ está aqui. Por isso, o site dezanove.pt volta a distinguir os melhores, mas também algumas desilusões.

Estas são as nossas escolhas da 13ª edição dos Prémios dezanove:

prémios dezanove

Em 2022 realizaram-se 23 marchas do Orgulho LGBTI+ em Portugal. É o maior número de que há registo. Seis localidades (Caldas da Rainha, Covilhã, Esposende, Sintra (Tapada das Mercês), Vila Nova de Famalicão e Vizela) coloriram pela primeira vez a história LGBTI+ em Portugal. Em todas estas marchas estiveram centenas de pessoas diversas, pioneiras e unidas no impulso de um futuro melhor e que valorize a diversidade das suas existências e o respeito que exigem agora e doravante.


prémios dezanove

Pelas piores razões. O Mundial do Qatar chamou a atenção para o desrespeito dos direitos humanos no país e para os das pessoas LGBTI+ neste evento em particular.

Num ano em que foi cada vez mais visível a existência das equipas desportivas portuguesas  LGBTI e inclusivas (como é o caso dos Douro Bats, Malta FC, a presença dos Dark Horses na Marcha de Lisboa e os Lisbon Foxes) fica o reforço que este desporto tem de ser um lugar de acolhimento e respeito pela diversidade, uma excelente oportunidade para o que Mundial do Qatar poderia ter sido, mas não foi.

 
 

prémios dezanove

Quarenta anos volvidos desde a despenalização da homossexualidade com a publicação do Código Penal de 1982, académicos e activistas reuniram-se no ISCTE, em Lisboa, para partilharem as suas experiências e investigações. Desta conferência resultou uma evidência paradoxal: o enorme avanço de conhecimento, mas que deixou perfeitamente claro o quão pouco sabemos sobre a nossa História.

 

prémios dezanove

Com o fim de promover e defender a saúde de pessoas LGBTQI+, promover educação e literacia em saúde e combater discriminação, a recém-constituída Associação Anémona assumiu a missão e a luta no caminho da inclusividade, justiça social, segurança e cuidados de saúde das pessoas trans e não binárias em Portugal.

 

prémios dezanove

Eu sou VIH+ e visível. Pela primeira vez, em Portugal, 10 pessoas assumiram publicamente que vivem com VIH, que isso faz parte das suas vidas, mas que o VIH não as define. A campanha que ainda está em outdoors e mupis, foi noticiada pela comunicação social e ajudou a combater a desinformação e o preconceito. Ensinamentos que de pouco valeram no perpetuação do preconceito contra as pessoas LGBT+ aquando do surgimento do vírus do monkeypox. 

 

prémios dezanove

Nesta categoria não vamos revelar a identidade do Gay Trintão à Deriva que nos acompanhou e deliciou em 2022. Uma grande legião de fãs segue com entusiasmo e empatia o autor das crónicas "Confissões de um gay trintão à deriva" publicadas no dezanove.pt e onde este reflecte sobre o seu quotidiano, aventuras e desventuras amorosas numa Lisboa que tem tanto de apetecível como cruel e solitária para quem não encontra sucessivamente o match perfeito.

 

prémios dezanove

Pedro Lopes e João Bernardes, autores e co-criadores do canal Cara Coroa, celebraram 10 anos de namoro e fazem-nos continuar a acreditar no amor. Seguidos por milhares de pessoas João e Pedro inspiram quem ama, procura amar e mesmo até quem está desiludido com o amor nos dias que correm. Que haja coragem para lutar pelo Amor!


prémios dezanove

Chegou a Portugal a omgyno, uma empresa internacional liderada por mulheres e que procura empoderar e dotar de conhecimento todas as mulheres reforçando os cuidados de saúde sexual e menstrual. Um trabalho meritório que demos a conhecer também aqui no dezanove.pt!
 

prémios dezanove

Pedro Penim conta a história (ficcional) de um ex-soldado da Guerra Colonial que, dialogando com os seus fantasmas, se vê confrontado com a decadência e a  transformação do ideal de casa, de família, de país e do cânone da figura paterna. "Casa Portuguesaé um retrato do que foi, do que é e do que poderá ser (ou não ser) a célula familiar patriarcal por  excelência, a casa, tendo como pano de fundo os acontecimentos recentes da nossa  democracia e revisitando a mais dolorosa das feridas abertas da nossa história, o Estado Novo. Com a presença em palco das incríveis Fado Bicha que, apesar de não terem triunfado com o primeiro lugar no Festival da Canção com "Povo Pequenino" em 2022 estão a triunfar nas salas de teatro do país.
 

prémios dezanove

Um filme de uma sensibilidade magistral que explora o desejo, o querer e a vontade de querer sair da nossa ilha (de (des)conforto). Lobo e Cão é um filme sublime de Cláudia Varejão que só peca por não ter chegado mais cedo às nossas vidas.


prémios dezanove

Programas como Big Brother são frequentemente apontados como de telelixo. A verdade é que constituem programas que alcançam faixas extensas da população portuguesa. Entre a iliteracia abundante e o pouco tempo disponível para procurar informação sobre temas relacionados com orientação sexual ou identidade de género, os  exemplos de visibilidade bissexual de Liliana Almeida ou Vanessa Silva são importantes por chegarem onde outros exemplos não chegam, por desmistificarem o preconceito sobre quem amamos e temos a liberdade de amar em pleno século XXI.

 

prémios dezanove

"O tamanho do nosso sonho é difícil de descrever - antologia do homoerotismo na poesia portuguesa" de Victor Correia é uma antologia pioneira que colige 101 poemas de 101 poetas, clássicos e contemporâneos, para oferecer uma panorâmica abrangente sobre as representações — mais ou menos explícitas — do homoerotismo na poesia portuguesa ao longo dos séculos, desde a Idade Média até à actualidade.


“Adeus Pátria e Família”

Esta exposição patente no Museu do Aljube explorou as dinâmicas e tensões entre a repressão e as resistências de diversidade sexual e de género durante a ditadura e após a Revolução. Recolheu num só lugar um acervo de enorme importância e simbologia para o movimento LGBTI+ português. Numa palavra: imperdível.
 

carluz belo

Com "Passos no Escuro" o cantor Carluz Belo pretendeu "prestar tributo às vítimas de crimes homofóbicos, cujas histórias de amor ficaram por viver. É preciso cuidar destas feridas no nosso imaginário colectivo. Quis realizar o vídeo que eu próprio precisava de ter visto quando era adolescente".


16.png

"A braçadeira arco-íris lembra apenas que cada ser humano tem o direito de se apaixonar por quem quiser. Em relações adultas e consensuais tem o direito a ter relações sexuais e emocionais com quem quiser. Cada ser humano tem o direito de amar quem quiser“. Ainda relacionado com o Mundial do Qatar, Rodrigo Guedes Carvalho poderia não o ter feito, mas usou o seu lugar de destaque num dos principais espaços noticiosos do país para educar para a diversidade.


17.png

José Carlos Malato revela ser uma pessoa não binária. Malato assumiu-se como pessoa não-binária através de uma publicação colocada nas redes sociais. “A minha identidade de género e expressão de género não são limitadas ao masculino e feminino“, revelou a celebridade que apresenta programas de entretenimento na RTP.


fox life

A FOX LIFE pôs (parte do) o país a falar na sigla LGBTQIA+. Tratou-se de uma campanha de homenagem e de um compromisso com a promoção da literacia de identidade de género e combate à intolerância e ao preconceito, desenvolvida pela Fox Life e com a consultoria da ILGA Portugal, que deu a conhecer os vários termos relacionados com as nossas vidas à população em geral.
 

 

As Várias Desilusões do Ano. 2022 foi suficientemente rico para nos desiludir a quadriplicar, num ano em que estourou a guerra na Ucrânia, que afectou todo o mundo e volta a expor as fragilidades dos mais vulneráveis - e onde salientamos naturalmente a população queer.

20.pngPrecariedade na empregabilidade das pessoas LGBTIQA+. Várias pessoas em Portugal vieram a público queixar-se do incumprimento dos direitos laborais a entidades que estiveram ligadas. Não sendo único, um dos casos mais mediáticos é o projecto Drag Taste que depois de se ter tornado num sucesso mundial acabou com queixas de assédio laboral que fizeram eco recente em vários meios internacionais.
 

21.png

LGBT Music Festival - o festival que nunca chegou a acontecer. Anunciado com pompa e circunstância para o Porto deixou uma multidão nacional e internacional revoltada pela sua não realização. Até hoje fica um rasto de dúvidas sobre quais seriam as reais intenções deste evento e da sua organização. Tão depressa foi anunciado, como depois mudou de formato até desaparecer deixando respostas e reembolsos pendentes.
 

prémios dezanove

Incrível. Cristina Rodrigues passou a assessora jurídica do grupo parlamentar do Chega. Quando que nada mais nos poderia surpreender, eis que quem esteve ao lado dos Direitos das pessoas LGBTI+ se passa para o partido que luta contra os mesmos.
 
 

22.png

A morte de Rose de Vila Real. Uma perda irrecuperável e que nos deve fazer pensar, mas sobretudo agir no que todos estamos aqui a fazer. Empatia, Amor e Verdade precisa-se. Agora.
 
 
Texto: Paulo Monteiro
Grafismo: Marta Pimentel dos Santos