Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Drag Taste: Do sucesso mundial ao fecho de portas

dragtaste-rtp

Durante a pandemia, a Drag Taste era uma empresa que se apresentava com um conceito inovador: espetáculos que juntavam a gastronomia com um show de bailarinos, músicos e drag queens. Mesmo durante a pandemia “foi considerada uma ideia vencedora pela revista de negócios americana Forbes”. Uma reportagem do programa A Prova dos Factos da RTP veio expor uma situação de incumprimento laboral grave que já se arrastava há vários meses.
Em 2022, o projecto Drag Taste abriu um novo espaço em Lisboa, que pouco tempo depois levou ao encerramento de portas, deixando dezenas de trabalhadores lesados em milhares de euros. Os trabalhadores souberam da situação de insolvência através de um e-mail enviado à então equipa que compunha a Drag Taste. Uma reportagem do programa A Prova dos Factos da RTP veio expor uma situação que já se arrastava há vários meses.
“Era um trabalho dos sonhos, e de repente o trabalho dos sonhos virou pesadelo" – comenta o trabalhador Diego Ferreira, mencionando o mau ambiente laboral e a má gestão financeira, que culminou no despedimento de dezenas de trabalhadores. A respeito das condições laborais, um ex-elemento comenta que “eram horas excessivas de trabalho”. Outro elemento confessa que lhe foi prometido um contrato de trabalho, no entanto, mesmo passado um mês, o contrato prometido pela entidade patronal não tinha sido entregue conforme os preceitos legais.
A má gestão financeira da Drag Taste é também referida no relato de Jonathan Santos, maquilhador. Este comenta sobre os sucessivos pagamentos em atraso que  nunca chegavam no final do mês. Aliado a este trabalho que não foi pago e ao contrato de trabalho prometido, Jonathan Santos também realça que as condições laborais eram insalubres. O ex-trabalhadores comentam que eram “horas sem alimento, horas sem água”, combinadas com um ambiente de trabalho dominado pelo mofo e a poeira. 
De acordo com o testemunho de Diego Ferreira à RTP, este trabalhou meses seguidos sem nenhuma folga – “já aconteceu eu chegar lá [Drag Taste] no domingo, 15h da tarde e sair de lá às quatro da manhã do outro dia”, afirmou.
Sucediam-se horas seguidas de gravação e gravações extras de modo a acompanhar os diferentes fusos horários. A reportagem da Prova dos Factos falou com antigos trabalhadores que revelaram as faltas de condições laborais: a falta de seguro, o ambiente persecutório, a exploração laboral ou de condições de higiene.  Da fase  inicial desconfiança, até ao abandono de alguns membros da equipa da Drag Taste, foi um passo.
Pedro Pico, gestor e organizador da Drag Taste, ao ser abordado pela equipa de repórteres para comentar a recente insolvência da Drag Taste, negou à última da hora dar uma entrevista. Para se justificar escreveu uma mensagem realçando que "não é um bom gestor, é apenas um artista", tal como viu nas imagens divulgadas pela RTP. 
 
A luta social e a emancipação da comunidade LGBTQIA+ assegurando o cumprimento dos direitos dos trabalhadores, é uma etapa necessária para a nossa comunidade.
 
 
João Oliveira