Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Catarina Marcelino é a nova secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade

nova sec.jpg

Nem Isabel Moreira, nem Pedro Delgado Alves, nem Elza Pais. O governo de António Costa que toma posse esta quinta-feira, 26 de Novembro, vai contar com Catarina Marcelino como secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade.

O líder do PS foi ao Parlamento buscar a nova responsável pela pasta dos assuntos respeitantes, entre outros, à igualdade de género e à comunidade LGBT, mas não optou pelos protagonistas mais óbvios nas batalhas legislativas dos últimos anos.

Licenciada em Antropologia, Catarina Marcelina é deputada do PS pelo círculo de Setúbal desde 2009. Faz parte dos quadros da Câmara de Lisboa como técnica superior. Na última legislatura, em termo de legislação LGBT, foi co-autora da proposta para a criação do Dia Nacional Contra a Homofobia e Transfobia, que teve como origem uma petição do dezanove.pt, e pela proposta de lei para alterar o Código do Trabalho para tornar clara a “identidade de género” no direito à igualdade de acesso ao emprego e ao trabalho.

Pela primeira vez haverá uma secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, chefiada por Ana Sofia Antunes, a primeira primeira secretária de Estado invisual. Ao todo o novo governo totaliza 17 ministros e 41 secretários de Estado.