Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Helen Vechurko andou a fotografar as drag queens da freguesia

Helen.jpg

A realizadora e fotógrafa Helen Vechurko, que vive em Lisboa, fotografou seis drag queens que vivem na freguesia de São Vicente.

Belle Dommage, Dama de Paus, Ella The Queen, MariLynn Van D’Whors, Lexa BlacK e Keyla Brazil são as artistas retratadas pela fotógrafa ucraniana. O resultado poderá ser visto no festival Todos, no âmbito da exposição “São Vicente de Fora para Dentro”, que tem curadoria de Luís Pavão e João Tuna.

“Drag é um teatro. A série de retratos de drag queens de São Vicente é uma tentativa de imergir na sua performance, explorar as suas histórias e adaptá-las ao formato da fotografia”, comenta Helen Vechurko. “Quem são essas criaturas deslumbrantes que se destacam, quer se goste delas, quer não? Exagerados e extravagantes, constroem-se juntando a sua admiração pelas divas do cinema, o glamour e as histórias e dores pessoais. Na minha opinião, isso torna as suas personalidades auto-inventadas inseparáveis ​​dos seus lados masculinos (ou às vezes femininos). Vai além da performance de palco, já que qualquer lugar serve como cenário. Na verdade, esse é o ponto de meu interesse: a vida como uma obra de arte”, refere a fotógrafa.

A exposição pode ser vista entre os dias 19 e 22 de Setembro, na Escola Oficina n.º 1, no Largo da Graça, 58 (Lisboa).

O Festival Todos integra na sua programação teatro, dança, performances, música e exposições, procurando evidenciar a multiculturalidade e diferentes realidade da freguesia de São Vicente. O evento é promovido pela Academia de Produtores Culturais e pela Câmara Municipal de Lisboa.