Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Histórias da Noite Gay de Lisboa", um livro que explica o epicentro LGBT do país

image1.JPG

 

Foi apresentado esta quinta-feira o livro “Histórias da Noite Gay de Lisboa” da autoria de Rui Oliveira Marques, edições Ideia Fixa. A sessão de apresentação do livro esteve a cargo do investigador queer António Fernando Cascais e de Marco Mercier, director-geral  do Trumps, e foi efectuada durante o 36º aniversário da discoteca lisboeta.

Foram necessários mais de dois anos de entrevistas e de compilação de um acervo não explorado para a redacção de um livro que agora vai poder ser encontrado nas livrarias do país.

Ao longo de 100 páginas, 10 capítulos e várias fotografias, que como a expressão popular atesta “valem mais do que mil palavras”, são reveladas histórias da nossa história comum. Algumas conhecidas, algumas que ainda estavam por contar e outras “as possíveis de contar” como se lê no prefácio assinado por Pedro Dias, sócio da discoteca nos últimos 22 anos.

livro gay 36 aniversário Trumps.jpg

Tendo como ponto de partida a discoteca Trumps, em “Histórias da Noite Gay de Lisboa” o autor parte à descoberta de um enredo que deixou marcas incontornáveis na história do país. Na obra é possível ler histórias da geração de 80, como foram os primeiros anos da sida em Portugal, os percursos de António Variações, Lydia Barloff, Ruth Bryden, Wanda Stuart ou Vanessa Silva, o nascimento do Arraial Pride e um crime que abalou a noite gay. Mas há mais. A partir de 20 entrevistas, três testemunhos, leituras de jornais e revistas da década de 80 até aos nossos dias, passando ainda pela consulta de um processo judicial é contada a história da primeira discoteca gay aberta a um público mais abrangente e que tornou, por um lado, o Trumps um espaço mítico da cidade e, por outro, fixou o Príncipe Real o epicentro da noite LGBT em Portugal.  

"Escrever este livro foi um desafio muito grande", refere o autor que ainda acrescenta: "Nos anos 80 havia um mundo muito rico que parece que estava mal documentado".

 

 Publicidade