Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O vídeo da maior Marcha do Orgulho LGBTI de sempre em Portugal

Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa 2016 - Foto de Pedro Lima

"Celebrar as diferenças, transcender o género" era o mote da tarde de Sábado em Lisboa, pelo menos para os defensores dos Direitos LGBTI. O apelo vindo das 21 associações e colectivos que compõem a organização da Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa, o anúncio da presença de figuras públicas, como o músico Zé Manel, de alguns políticos e membros do corpo diplomático, como o caso do Embaixador dos EUA, parece ter resultado.

Nas ruas de Lisboa estiveram milhares de manifestantes que celebraram a revolta de Stonewall, mas também traziam na memória o recente ataque à discoteca Pulse em Orlando.

Entre outras razões para celebrar estavam a recente aprovação da lei de acesso à procriação medicamente assistida ou a adopção de crianças por casais do mesmo sexo.

No arranque da Marcha as expectativas apontavam para um número acima das 5000 pessoas  segundo declarações de Alice Cunha, da organização da MOL, a uma estação de televisão. Apesar de não terem sido divulgados números oficiais, a opinião dos manifestantes é unânime e os registos fotográficos não deixam margens para dúvidas: Esta foi a maior Marcha do Orgulho LGBTI realizada em Lisboa.

Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa 2016 - Foto de Pedro Lima

Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa 2016 - Foto de Pedro Lima

Longe dos números de manifestantes de outras capitais europeias, Lisboa parece estar a encontrar a sua própria identidade no que respeita à marcha que se iniciou há 17 anos, com muito menos visibilidade e num contexto legislativo bastante diminuto, omisso e discriminatório.

Fotos da 1ª edição da Marcha do Orgulho Gay e Lésbico de Lisboa (2000):

Créditos: Facebook Arraial Pride

 

Recorde-se que actualmente Portugal ocupa o 4.º lugar no ranking europeu de Direitos LGBTI, da responsabilidade da associação ILGA Europe.

A próxima Marcha do Orgulho LGBT é já dia 2 de Julho na cidade do Porto. Segue-se Braga a 9 de Julho.

 

Vê o vídeo da Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa em HD:

 

Créditos do vídeo: Miguel Rodrigues
Fotos: Pedro Lima. Mais fotos aqui

3 comentários

Comentar