Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Organiza a agenda para o Queer Porto (com vídeos)

"Pink Flamingos" (1972), "Hairspray" (1988) e "Polyester" (1981) são os títulos de Waters a serem exibidos na Casa das Artes, abrindo caminho aquela que será a primeira edição do Queer Porto, a decorrer em 2015. Este "ano zero" do Festival na Invicta será também marcado pela festa Filthy World na Casa do Livro, pela festa Queer Porto no café Lusitano, e pelo lançamento do livro "Cinema e Cultura Queer", publicação comemorativa dos 18 anos do Festival, na Galeria Wrong Weather.

"18 Years of Filth" é o mote inspirado no realizador John Waters que o Queer Lisboa apresentou na passada semana, e que leva agora ao Porto com a exibição de três dos filmes mais importantes da fase inicial da sua filmografia. "Pink Flamingos", exibido no dia 3 às 21h30 na Casa das Artes, mostra-nos a acesa disputa da personagem de Divine, musa e actriz fetiche de Waters, com uma outra família pelo título de pessoas mais perversas do mundo. Já "Hairspray", o seu filme de maior sucesso que acabaria por lhe abrir as portas para Hollywood, e que é também o derradeiro desempenho de Divine, antes da sua morte, terá exibição às 19h00 no dia 4. Às 21h30 deste mesmo dia é exibido "Polyester", numa sessão especial que recupera a experiência que marcou a sua estreia em 1981: o Queer entregará a cada espectador desta sessão os famosos "Odorama", cartões que acompanham o filme e que permitem aos espectadores experimentar alguns odores menos convencionais.

A festa Filthy World inaugurará a passagem do festival pela cidade, no dia 2 de Outubro a partir das 22h30, na Casa do Livro, com uma selecção de sons a cargo do DJ Nuno Galopim que passam pelo universo dos filmes de Waters e do recentemente descoberto Will You Dance With Me?, de Derek Jarman, numa noite para ouvir e sobretudo para dançar.

O lançamento no Porto do livro que comemora os 18 anos de vida do Festival, "Cinema e Cultura Queer", terá lugar na Galeria Wrong Weather. A publicação é organizada por António Fernando Cascais e João Ferreira e reúne uma série de ensaios escritos por colaboradores do Festival, bem como de autores convidados. O evento tem lugar no dia 3 de Outubro, às 18h30.

Já a festa Queer Porto leva ao Café Lusitano, no dia 4 de Outubro a partir das 23h, ainda perfumados pelo Odorama do filme Polyester, simultaneamente numa celebração e numa despedida da cidade, com a promessa de voltar para o ano.