Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Provedor da RTP diz que “Os Nossos Dias” devia ter mostrado beijo gay

provedor.jpg

O programa “Voz do Cidadão”, onde o provedor da RTP analisa as queixas dos telespectadores, foi dedicado a um caso denunciado pelo dezanove.pt

A série emitida na RTP1 ao início da tarde, "Os Nossos Dias", inclui uma história gay interpretada pelos actores Sisley Dias e Duarte Gomes, que dão vida aos personagens Xavier e David. O primeiro beijo entre o casal, que surge explicitamente na sinopse do episódio, não foi exibido. As personagens surgiram a falar sobre um beijo que deram, mas que os espectadores não puderam ver.
Jorge Marecos, administrador da produtora SP Televisão, responsável pela série, referiu no “Voz do Cidadão” que “as pessoas que leram a sinopse queriam ver uma coisa que não viram exactamente como imaginaram. Nada foi tirado, nada foi censurado”, acrescentando que “são opções narrativas. Nada disso é assunto”. Essa não foi a interpretação de Jaime Fernandes, provedor da RTP. A RTP “não se devia ter condicionado o conteúdo e cortado as imagens em causa. Ao fazê-lo, retirou-se a possibilidade de os telespectadores serem confrontados com a realidade e dela retirarem as devidas ilações. A RTP não pode nem deve substituir-se às capacidades de discernimento e compreensão dos telespectadores querendo pensar por eles”, disse o provedor. Jaime Fernandes relembrou, logo no início do programa, a propósito do conceito de liberdade, que “o que era impensável há uns anos hoje é rotina da nossa vivência”.

3 comentários

Comentar