Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Quem ganhou os Prémios Arco-Íris 2015 da ILGA

ilga.jpg

Os Prémios Arco-íris 2015, uma iniciativa da ILGA Portugal, serão entregues no sábado 9 de Janeiro de 2016 no Maxime Sur Mer, a partir das 21h30, numa cerimónia conduzida por Ricardo Araújo Pereira e que contará com a participação musical de Isaura e Natasha Semmynova. 

Durante a cerimónia, que marcará o início da comemoração dos 20 anos da associação, serão também divulgadas as respostas de candidatos à Presidência da República ao questionário que a ILGA promoveu sobre questões relevantes para a igualdade das pessoas LGBT.
A 13ª edição destes Prémios celebra pessoas e instituições que se distinguiram ao longo do ano de 2015 na luta contra a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Fica a par dos vencedores e da justificação da associação.
 

 

Susana Bento Ramos - 'Fronteira da Hipocrisia', Repórter TVI. “Um trabalho exemplar sobre o acesso à inseminação artificial e às demais técnicas de procriação medicamente assistida, uma questão fulcral para a autonomia e para a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos de todas as mulheres, citado na própria discussão parlamentar”, refere a ILGA.

 

Gender Trouble - Teatro Municipal Maria Matos. “O ciclo de debates, espectáculos, intervenções artísticas e workshops que trouxe a Lisboa Judith Butler e a reflexão sobre performance, performatividade e política de género”, indica a associação.

 

Lorenzo e Pedro. “O casal gay que, recusando o armário, se tornou um fenómeno do Youube trazendo a sua visibilidade para o espaço público em Lisboa e no Porto, filmando reacções e denunciandTo também o crime de ódio de que foram alvo”, considera a ILGA.

 

Educação e Formação - Associação Nacional de Estudantes de Medicina/Centro Educativo da Bela Vista. “Óptimos exemplos de educação e formação: a saúde no futuro terá profissionais que sabem lidar melhor com as pessoas LGBT porque a ANEM promoveu um trabalho de sensibilização de norte a sul do país; também a justiça fez um trabalho de inclusão ao promover ações de formação sobre identidade de género para, dez anos depois do assassinato de Gisberta Salce Júnior, integrar uma mulher trans no Centro Educativo da Bela Vista”, descreve a associação.

 

'A Tarde É Sua' (TVI) - Fátima Lopes. “O programa que, no horário da tarde, soube chamar a atenção para questões que precisam de visibilidade, como a necessidade de acesso a cuidados de saúde competentes para pessoas trans ou a questão da discriminação no acesso às técnicas de procriação medicamente assistida e na adopção.”

 

Maria Capaz / Capazes. “A plataforma online que deu um novo impulso à palavra 'feminista' e que deu espaço e impacto às vozes de muitas mulheres, aliando sempre a luta contra a discriminação das pessoas LGBT à luta pela igualdade de género”, aponta a ILGA.

 

12 comentários

Comentar