Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

1ª Conferência de Pessoas Surdas LGBT+ em Portugal

FPAS LGBT.jpg

Pela primeira vez em Portugal, realizar-se-á uma Conferência de Pessoas Surdas da comunidade LGBTQIA+ e que visa lutar contra a invisibilidade desta parte da comunidade.
 
O Departamento LGBTQ+ da FPAS (Federação Portuguesa de Associações de Surdos) surgiu, no início do ano 2022, com a missão de apoiar as pessoas surdas da comunidade LGBTQIA+, as suas famílias e simpatizantes, através da disponibilização de diversas acções em Língua Gestual Portuguesa, promovendo a Igualdade de Género. Um dos objectivos do departamento é implementar actividades que visem representar a Comunidade Surda LGBTQIA+ dando-lhes visibilidade na sociedade.
Nesse sentido, o Departamento LGBTQ+ da FPAS organiza a 1ª Conferência de Pessoas Surdas LGBT+ em Portugal, que vai decorrer no próximo dia 3 de Dezembro, a partir da 10h no Cinema São Jorge em Lisboa. 
Nesta primeira edição, haverá várias sessões de palestras e debates sobre diferentes temas que vão desde a Educação à Saúde, e que contarão com a presença de um vasto grupo de personalidades dentro da comunidade LGBTQIA+. 
Para falar sobre o movimento associativo LGBT+, estará presente a Presidente da ILGA Portugal, Ana Aresta. Além disso, para explorar a terminologia LGBT+ conta-se com a presença do psicólogo Daniel Seabra, especializado na área LGBTQIA+. Ademais, para debater sobre o futuro da comunidade LGBTQIA+, dando especial foco à questão da invisibilidade das pessoas surdas, estará presente Hélder Duarte que faz parte da luta e defesa do reconhecimento constitucional da Língua Gestual Portuguesa. Por fim, para falar sobre a problemática “Mulheres LGBT+” conta-se com a presença de Helena Carmo que faz parte da comunidade triplamente minoritária: mulher, surda, e LGBT+.
Participar na 1ª Conferência de Pessoas Surdas LGBT+ tem um custo de cinco euros e podes fazer a tua inscrição aqui.
 
 

Daniel R. Santos