25 de Abril: "Foi a mais bela revolução do século XX e foi nossa” (em fotos, vídeos e muita emoção)
Os 50 Anos do 25 de Abril celebraram-se em todo o país e com ecos em várias partes do mundo. A Revolução dos Cravos, o Dia da Liberdade viveu-se em odes de celebração e muita emoção pelos locais por onde passou a revolução.
Na manhã de discursos no Parlamento, Rui Tavares do Livre teve um dos discursos mais aplaudidos do dia. Aguiar Branco, novo Presidente da Assembleia da República, homenageou os mortos do 25 de Abril.
No extremo oposto os 50 deputados presentes que lutam contra a Liberdade viram o seu líder gritar de ódio - tudo isto num dia que nos mostra que o ódio nunca fará parte da solução, nem parte de Abril, nem parte do país que queremos.
Antes do arranque da marcha em Lisboa um grupo de fascistas balizado pelas forças de segurança que os impedia de divergir para o meio da Avenida da Liberdade preferia palavras contrárias à Liberdade. Um elemento deste grupo tentou ainda arrancar uma bandeira com as cores do arco-íris a um dos manifestantes.
Em Lisboa ainda antes das 15 horas, hora marcada para o arranque da Marcha do 25 de Abril, já muitos milhares percorriam a Avenida da Liberdade. A onda humana foi ininterrupta até às 20 horas. "Somos muitos muitos mil!"
Novos, velhos, famílias, sindicatos, associações, partidos, todos de cravos na mão e ao peito, com faixas, cartazes e palavras de ordem e ao som de tantas músicas de intervenção viveram assim esta data com emoção!
Álbum completo de fotos de Lisboa e Viseu aqui.
Associações e colectivos de defesa das pessoas LGBTI+ estiveram mais uma vez a marchar pela Liberdade: Opus Diversidades, AMPLOS, Clube Safo, ILGA Portugal, rede ex aequo, PolyPortugal entre outras. Partidos como o Bloco de Esquerda, PS, PAN, Livre, VOLT, IL e até a juventude da JSD também marcaram presença:
Artigo em actualização ...