Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A Marcha Guimarães LGBTQIA+ já tem data marcada para sair às ruas da cidade berço

MARCHA LGBTQIA+ DE GUIMARÃES (1) (1).png

8 de Junho foi a data encontrada entre as pessoas LGBTQIA+ de Guimarães e os colectivos locais para reivindicarem o direito a celebrarem o orgulho e a reivindicarem mais e melhores políticas públicas de igualdade e não discriminação, informa o colectivo Guimarães LGBTQIA+ em comunicado.

No mesmo documento pode ler-se: 

O mote, "A Marcha de todas, todas, todas as pessoas de Guimarães", resume a necessidade existencial desta convocatória. Por isso, a organização da Marcha assegura que será inclusiva e aberta a todas as pessoas, movimentos e associações que pretendam fazer parte dela, desde que concordem com a nossa luta pelos direitos e respeito humano, e desde que não defendam ou apoiem políticas ou actos contrários à sua existência.

Com efeito, a Marcha LGBTQIA+ de Guimarães será um momento de celebração onde todas as pessoas de Guimarães terão o direito de participar na redação do seu manifesto e a ser respeitadas por ele, mas, será também uma Marcha onde as pessoas LGBTQIA+ de Guimarães terão o direito de ir à frente da mesma, e, não no fim, atrás dos partidos. Desta forma, este será um acontecimento que zelará pela saúde física e mental de todas as pessoas, igualando-as num movimento horizontal e suprapartidário. Consequentemente, a organização da Marcha LGBTQIA+ de Guimarães será transparente e democrática, assegurando a existência de reuniões abertas, anunciadas oportunamente.

Desde já, a Marcha LGBTQIA+ de Guimarães informa também que não irá indicar ou nomear pessoas porta-voz e que a representação da Marcha, quando tiver que existir, será rotativa e sempre feita por pessoas LGBTQIA+ de Guimarães.

Em suma, no ano em que se comemora os cinquenta anos do 25 de Abril, a Marcha LGBTQIA+ de Guimarães será um momento de afirmação de liberdade e soberania das pessoas de Guimarães que assegurará a visibilidade e a representatividade a que têm direito.

 

1 comentário

Comentar