Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Agressão homofóbica em bar LGBT friendly do Porto: o que aconteceu afinal na noite da última sexta-feira?

maus hábitos

Na madrugada do dia 3 de Fevereiro um grupo de jovens foi agredido no bar Maus Hábitos, no Porto, considerado um lugar seguro pela comunidade LGBTI+ da cidade. A gerência reconhece que a agressão foi motivada pela homofobia de uns clientes que não costumam frequentar o espaço. Os jovens queixam-se que os seguranças não souberam protegê-los dos atacantes e que ainda sugeriram terem sido eles os culpados pelo incidente. 

 

Em vídeos partilhados nas redes sociais, Manuel Oliveira, uma das vítimas do ataque, conta que enquanto esperava na fila da casa de banho, acompanhado pelo namorado e amigos, alguns rapazes «visivelmente alterados por álcool e outras substâncias» começaram a dirigir-lhes insultos homofóbicos.

 

 

Enquanto eram chamados de «paneleiros de merda», tentavam explicar que estavam num espaço LGBT friendly e as aquelas ofensas não podiam ser ali toleradas. Rapidamente a violência verbal transformou-se em violência física. Perante a agressão, os seguranças do Maus Hábitos expulsaram Manuel e os amigos, deixando o grupo sem protecção. Na rua, o inevitável aconteceu: poucos minutos depois, os agressores saíram do bar e a violência continuou. As fotografias partilhadas nas redes sociais fazem prova da brutalidade da agressão.

maus 1.jpg

Reprodução stories das vítimas

 

Ao início da tarde o espaço portuense emitiu o seguinte comunicado:

 

Já nesta noite de segunda-feira o fundador dos Maus Hábitos veio a público referir-se a este caso: