Arte Drag em exposição em Leiria
O Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, recebe desde o passado Sábado, 22 de Março, a exposição Queens, de Inês Ventura. A mostra reúne um conjunto de imagens captadas pela fotógrafa, na sequência de um projecto iniciado em 2021 que a levou a registar o trabalho de sete artistas drag de três cidades. Leiria é uma delas.
Queens procura “reflectir sobre diversidade e identidade, retratando uma pluralidade de artistas através de uma representação igualmente plural, iconográfica e metafórica”, lê-se na sinopse da exposição, que se afirma como uma forma de resistência contra a “violência normativa”.
Na exposição podemos ver retratos de Alejandro Beauty, Allan Lynn, Cherry Flavor, Eva Brown, Katy Wandolly, Joyce Martinez, Kina Karvel, Naomy Beauty, Nany Petrova e Stefani Duvet.
Inês Ventura é psicóloga e após 13 anos na área dos recursos humanos passou a dedicar-se exclusivamente à fotografia, procurando trabalhar questões sociais e psicológicas. Utiliza a fotografia como meio de ligação e de compreensão entre pessoas, abordando, entre outros, temas como identidade, género e identidade de género.
Depois de Leiria, onde pode ser vista até 25 de Maio de 2025, a exposição segue para Londres onde será apresentada na Saatchi Gallery, a partir do início de Agosto.
QUEENS, de Inês Ventura
Exposição de fotografia
22 de março a 25 de maio de 2025
m|i|mo - Museu da Imagem em Movimento, Leiria
Largo São Pedro (Cerca do Castelo)
Horário: 2.ª feira a domingo 9h30-17h30
Inês Ventura no Instagram: @venturamines
Diogo Nogueira