Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

As Inseparáveis de Simone Beauvoir 

9789897227172_1631006218.jpg

"Dissemos trivialidades, como as pessoas crescidas, mas de súbito percebi, com espanto e alegria,  que o vazio do meu coração, o sabor insípido dos meus dias, tinham um único motivo: a ausência  de Andrée. Viver sem ela não era viver. A irmã de Villeneuve sentou-se na sua cátedra e eu repeti para mim mesma: «Sem Andrée, deixo de viver.» A minha alegria transformou-se em angústia:  mas então, questionei-me, o que seria de mim se ela morresse?" 

 

As Inseparáveis, da escritora e feminista francesa Simone Beauvoir, é considerado o romance mais  inédito e íntimo de Beauvoir. Considerado demasiado íntimo para ser publicado em vida, o livro é publicado postumamente, 34 anos após a morte de Beauvoir, por iniciativa de Sylvie Le Bon de  Beauvoir, filha adoptiva e depositária da herança literária de Simone que resgata do armário o  primeiro amor adolescente de Simone Beauvoir e de Élisabeth Lacoin, ou Zaza. 

Publicado em França em 2020, 75 anos após a sua redacção, esta é uma obra autobiográfica com um Q de ficção. Narrado na primeira pessoa, Beauvoir decide mudar o nome das personagens, Beauvoir é Sylvie e Zaza é Andrée, contando-nos a história de uma amizade que embora com um  desfecho trágico, com a morte de Zaza por encefalite com apenas 21 anos, mostrara marcar a vida  pessoal e moldar a obra literária de Beauvoir. O cerne da história retrata a amizade feminina e transformadora de Sylvie e Andrée que, na descoberta do seu caminho no mundo, tornam-se  inseparáveis até ao liceu e à trágica morte de Andrée. 

Lutando contra as ideias convencionais do que uma mulher deve ser na Paris do início do século  XX: casta, devota, obediente e obrigada, desde tenra idade, a pôr de lado os seus próprios interesses e paixões, percebemos o início do pensamento feminista de Beauvoir por justaposição ao mais conservador e católico de Zaza, ambas privilegiadas pelo benefício de uma educação  burguesa e endinheirada mas que, com perceções de vida diferentes, se distanciam no caminho político e emancipatório que decidem tomar: a luta contra o destino lamacento da mulher na  Europa do pós-guerra no séc. XX. 

Sylvie e Andrée, conhecem-se aos nove anos, no colégio Désir, numa Paris dividida pela Primeira  Guerra Mundial. Andrée é divertida, impertinente, audaciosa; Sylvie, mais tradicional e tímida,  sentindo-se irremediavelmente atraída pela vivacidade e inteligência da amiga. No entanto, por  detrás da postura audaz de Andrée esconde-se uma família católica fervorosa que, com suas  tradições rígidas e ambiente opressor, tentam eclipsar qualquer expressão de individualidade da  jovem. 

Nesta obra encontramos as experiências que fundamentaram a revolta e a obra da icónica filósofa  francesa: a sua emancipação e o antagonismo entre intelectuais e conservadores da época. Entre  cartas trocadas, fotografias antigas e um romance íntimo e autobiográfico encontramos entre  Sylvie e Andrée a história de uma relação de amizade e formativa intensa de Beauvoir com a sua amiga Zaza, mostrando marcar a mulher em que Beauvoir se viria a tornar e da sua intensa luta e  teorização sobre a emancipação feminina contra as opressões da família e da sociedade. 

Ainda, no posfácio da obra encontramos o depoimento de Sylvie Le Bon-de Beauvoir que, optando  por publicar inicialmente a correspondência trocada por sua mãe com autores como Sartre (1905- 1980), Nelson Algren (1909-1981) e Jacques-Laurent Bost (1916-1990), agora dedica-se a organizar uma obra disruptiva sobre Beauvoir e as memórias de uma paixão que mostrara influenciar livros  como Memórias de uma Menina Bem-Comportada (1958) e Os Mandarins (1954). 

 

ISBN: 9789897227172

Editor: Quetzal Editores

Páginas: 160 

 

Daniel Santos Morais é mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Feminista, LGBTQIA+, activista pelos Direitos Humanos. Partilha a sua vida entre Coimbra e Viseu. É administrador do site Leituras Queer.