Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Aula aberta sobre famílias arco-íris

familias arco iris marcia lima soares

Na passada terça-feira, dia 23 de Maio, a professora, escritora e activista, Márcia Lima Soares, teve a oportunidade de ministrar uma aula aberta no Instituto Piaget, no campus de Almada. A convite do professor doutor Luís Almeida, a palestra foi dirigida às turmas de Intervenção Educativa em Creche, relativamente à Unidade Curricular de Dinâmicas do Mundo Contemporâneo. O docente estendeu este convite por considerar que a oradora estaria mais preparada para abordar temas como: orientação sexual, igualdade de género, procriação medicamente assistida e famílias arco-íris.

A queda de granizo atrasou o início da aula, contudo, o ambiente que se viveu foi acolhedor e aberto à participação de quem esteve presente. É de sublinhar que as alunas e alunos são futuros educadores e professoras, que assim estarão mais preparados/as para as situações que surgirão na sua vida profissional, mantendo uma postura e um discurso mais inclusivos e contrariando situações desagradáveis, como a que a página «Pai pra toda a obra» (Instagram: @www.instagram.com/paipratodaaobrapaipratodaaobra) denunciou esta semana. Duda, filho de Gonçalo e Miguel, fazia uma prova de inglês e tinha de escrever o nome do pai e da mãe. Ao dizer que tinha dois pais, a professora questionou: «Não sabes, pelo menos, o nome da tua mãe biológica, para escreveres aqui?». Situações como esta acompanham a falta de sensibilidade e o atraso numa alteração de formulários oficiais, que mantêm a terminologia «mãe e pai», ao invés de «filiação», continuando a causar embaraços e a isolar as famílias que não correspondem ao padrão tradicional. 

IMG-20230523-WA0063 (1).jpg

IMG-20230523-WA0042.jpg

IMG-20230523-WA0088.jpg

Acreditamos que momentos de partilha, como aquele vivido no Instituto Piaget farão a diferença num futuro próximo, preparando e abrindo as mentes para o mundo inclusivo que estamos a construir. 

 

Nota: Se tiverem interesse na palestra “O teu mundo não acabou”, de Márcia Lima Soares, contactem-na através das redes sociais.

Instagram: @marcialimasoares_

Facebook: Márcia Lima Soares

E-mail: marcialima6@hotmail.com