Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Black as u r

26ae753b7d3636e4.jpg

Um trailer magnético, mas também doloroso. Um documentário que aborda não só os desafios da comunidade negra, mas especialmente da comunidade negra LGBTQI.

 

Como navegam pelo Mundo estas pessoas que, nos seus quotidianos, já sofrem de racismo e ataques pela cor da sua pele? Como combatem elas o estigma que existe, dentro da sua própria comunidade? Será que poderemos dissociar as suas distintas lutas ou ambas coexistirão sempre.

 

Vencedor de 5 prémios internacionais (Mayoral Award for Excellence in Film, Outstanding Feature Film, Outstanding Documentary, Best Feature Film e Prism35 - AGLIFF LGBTQ+ Film Festival), Black As U R é realizado por Micheal Rice, um realizador, produtor, coreógrafo e director criativo, fixado em Nova Iorque.  Com 15 anos de experiência que vao desde o teatro à televisão, Rice viu o seu primeiro documentário “party bo black diamonds in ice castles” ganhar o prémio de “Melhor Documentário” no Pan-African Film Festival em 2020. Tal como Black As U R, este trouxe uma discussão há muito necessária e também a sua dose de controvérsia, por abordar a temática do HIV, abuso de substâncias e a solidão na comunidade negra LGTBQIA+.

 

Black As U R é uma das apostas do Queer Lisboa e passou no dia 22 de Setembro, às 19:00, no Cinema São Jorge. Uma mostra a não perder, especialmente numa época em que cada vez mais se debate e desconstrói mitos sobre o racismo. Uma obra sublime, que mistura o activismo com a paixão do cinema e que celebra as identidades LGBTQIA+ negras sem as romantizar ou sexualizar - em todo o seu esplendor, reais, dolorosas, mas magnífica.

 

 

Maria Raposo

 Foto: Rice Creative