Bruce Jenner: “Sou uma mulher”
Bruce Jenner é o assunto do momento nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo. A entrevista de Bruce Jenner à ABC News foi vista por mais de 17 milhões de pessoas e tem sido amplamente abordada nas redes sociais.
Esta sexta, o ex-atleta olímpico (Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976 em decatlo) e ex-padastro da estrela Kim Kardashian assumiu numa entrevista de duas horas ao canal norte-americano ABC News que está a fazer a transição para se tornar fisicamente uma mulher: “Sou uma mulher. Sou eu. Sou uma pessoa. É isto que sou, Não estou preso no corpo de ninguém. O meu cérebro é muito mais feminino do que masculino.”
Com 65 anos de idade a ex-estrela do reality show norte-americano Keeping Up with The Kardashians, explica o que, na sua opinião, Deus lhe fez: “Deixa-me dar-lhe uma alma feminina e ver como é que ele lida com isso… Não estou preso no corpo de ninguém. Sou apenas eu. Sou um ser humano.” Sobre o passado o ex-atleta disse: “Bruce sempre mentiu. Viveu uma mentira a vida inteira sobre quem era. E não consigo fazê-lo mais”.
À pergunta da jornalista Diane Sawyer “É uma mulher?”, Bruce respondeu: “Sim, em todas as circunstâncias e para todos os objectivos… é o que sou.” Bruce explica ainda que não pretende fazer a cirurgia de reatribuição de sexo.
Reacções e apoios de todos os quadrantes
Familiares e famosos internacionais apoiaram a partilha da história de Bruce Jenner.
A enteada Kim Kardashian foi das primeiras a reagir no Twitter (ver aqui e aqui) apoiando o ex-padrasto. À Agência Associated Press a estrela revela que ela e a família apoiam a 100% a transição de Bruce Jenner. Kim considera que o padrasto encontrou “a paz interior e a felicidade pura” ao falar publicamente sobre o assunto.
Também no Twitter a actriz Laverne Cox comentou “Mando muito amor e apoio para #BruceJenner e família esta noite. É muito corajoso escolher o lado da verdade. Parabéns meu doce!”
Em Portugal um dos apoios veio do manequim Luís Borges. Na sua página do Facebook resumiu assim o seu apoio: “Bravo, Bravo! #brucejenner”
Depois de na entrevista à ABC News Bruce ter confessado que gostava de usar verniz nas unhas, esta segunda-feira, uma rádio australiana pediu aos seus ouvintes que pintassem as unhas em solidariedade com a história comovente de Bruce Jenner. Nas redes sociais começaram já a surgir várias fotos com a hastag #PaintYourNailsforBruce
Entretanto o canal de cabo E! anunciou que vai transmitir um reality show em que vai mostrar o processo de transição de Bruce Jenner. O reality show estreia a 26 de Julho e será dividido em oito episódios.
Acede aqui ao site especial da ABC News sobre Bruce Jenner e transgenderismo: http://abcnews.go.com/2020/fullpage/bruce-jenner-the-interview-30471558