Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Campanha pelos Direitos LGBTI junta Secretária de Estado, figuras públicas e activistas

IDAHOT2020 Rosa Monteiro vídeo DireitosLGBTISãoD

A campanha #DireitosLGBTISãoDireitosHumanos foi divulgada pela Comissão pela Igualdade de Género esta sexta-feira em modo de antecipação ao Dia Nacional e Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, que se assinala no próximo Domingo.

 

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, surge a par de personalidades como Ana Zanatti, Joana Barrios, Sónia Tavares, Alex D'Alva Teixeira, Rui Maria Pêgo, Tiago Braga e Mariama Barbosa e activistas de várias associações de defesa dos Direitos LGBTI de Norte a Sul do país num vídeo filmado a partir das localizações de cada interveniente.

No vídeo da campanha é lido uma mensagem em que se dá destaque às conquistas legais como o fim da discriminação no acesso ao casamento, a adopção, a procriação medicamente assistida e a aprovação da lei da autodeterminação da identidade e expressão de género e protecção das características sexuais, mas onde também se pretende alertar para a necessidade de aplicar tolerância zero a todas as formas de violência que continuam a afectar as pessoas LGBTI em Portugal.

Hélder Inês da associação ILGA Portugal apela a que "o combate ao ódio e à segregação continue a ser uma prioridade". Sara Moreira do grupo LGBTI Viseu complementa: "este combate deve ser prosseguido e reforçado". Ana Zannati denuncia que a violência e o bullying homofóbico, transfóbico e bifóbico não escolhem idades enquanto que a cantora Sónia Tavares do Gift insta a que "não sejamos cúmplices, fiquemos do lado certo"! 

"Só combatendo o ódio poderemos construir um país mais inclusivo", comentou Rosa Monteiro no âmbito do lançamento da campanha #DireitosLGBTISãoDireitosHumanos.