Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Coimbra marcha há dez anos

59796007_2298746123502115_7152144721446436864_o.jp

É já no próximo dia 17 de Maio que se celebra a 10ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra. "Pois é, parece que ainda ontem começámos, mas já lá vão 10 anos" comenta Luciana Moreira da organização ao dezanove.pt.

Este ano o lema é acerca da interseccionalidade das lutas: “Queers de mãos dadas, nas lutas partilhadas!” explica ao dezanove.pt a activista da associação não te prives e da PATH – Plataforma Anti Transfobia e Homofobia de Coimbra.

Segundo a organização, na cidade universitária vivem-se vários momentos de sexismo, homofobia durante as praxes académicas.
A cidade ainda não possui nenhum espaço de lazer assumidamente LGBTI veicula a comissão organizadora desta 10ª edição.

Assinalada há 10 anos, sempre a 17 de Maio, Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia, a marcha de Coimbra é a primeira a acontecer de uma série inédita de marchas agendadas para este ano em Portugal.

A concentração para a marcha l começa às 17 nos Jardins do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e termina na Praça 8 de Maio.

A PATH concretizará uma série de eventos antes e depois da marcha. Dia 16 às 17:30, por exemplo, realiza-se uma tertúlia no Teatro da Cerca de S. Bernardo, subordinada ao tema “De mãos dadas com as diferenças: conversas interseccionais”, uma co-organização entre a PATH e a não te prives – grupo de defesa dos direitos sexuais. Link do evento aqui

Recorde-se que foi a 17 de Maio de 1990 que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde decidiu retirar a homossexualidade da sua lista de doenças mentais. Em muitos países a data foi estabelecida como o Dia Internacional e Nacional de Luta Contra a Homofobia e a Transfobia.

 

Acompanha a primeira marcha do ano usando e partilhando a hashtag #orgulho2019

 

Álbum de fotos aqui. Vídeos no Instagram do dezanove: www.instagram.com/dezanovept

 

1 comentário

Comentar