a saber

Companhia de Teatro do Chiado fora do Teatro Mário Viegas

A autarquia de Lisboa debate esta quarta-feira em reunião de Câmara uma proposta da vereadora da Cultura Catarina Vaz Pinto para a cedência do Teatro Estúdio Mário Viegas às “Produções Fictícias”. Segundo avançou a rádio Renascença essa concessão implica a expulsão da Companhia de Teatro do Chiado daquele espaço.

A Companhia Teatral do Chiado teria direito a ocupar o Teatro até 2026 mas estará em incumprimento. “Há muito que não apresenta espectáculos, um plano de actividades e orçamento. Situação que, segundo a autarquia, poderá dar lugar à rescisão do contrato sem direito a indemnização”, avançou a rádio. A Companhia de Teatro do Chiado “contesta energicamente os fundamentos”. Se a proposta for avante, as Produções Fictícias deverão passar a assumir a gestão do espaço. “As obras completas de William Shakespeare em 97 minutos” e “As Vampiras Lésbiscas de Somoda” estão entre as peças da Companhia de Teatro do Chiado com maior sucesso.

Um Comentário

  • nelson camacho

    Mais uma vez a cultura no nosso país leva uma machadada.
    Enquanto na Comunidade europeia se discute o alargamento da nossa divida para 7 anos a senhora vereadora da cultura Catarina Vaz Pinto em vez de dar uma oportunidade aos gestores da Companhia Teatral do Chiado procurando com eles encontrar a melhor forma de resolver a situação do orçamento e encontrar um novo plano de trabalho na dita companhia, simplesmente expulsa-os independentemente de terem um contrato até 2016.
    Creio que como é hábito! Outros poderes mais altos se levantam.
    Nada tenho contra as produções fictícias, mas compara-los com a Companhia residente no Teatro Mário Viegas é para rir. Sãos os “Ais” do meu querido e saudoso Mário.
    Comparar as produções efectuadas de ambas as companhias, é um atentado à nossa cultura. Há…i se eu pudesse mandar. Nelson Camacho.