Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Cruising: Violência homofóbica em Guimarães

guimarães cruising

O Movimento Guimarães LGBTQIA+ alertou para a ocorrência de actos de violência homofóbica, na zona de "cruising", do parque de estacionamento, do cemitério de Monchique, em Guimarães.

"Expomos publicamente que, na última terça-feira, 23 de Maio, pelas 18h30, dois indivíduos, na faixa etária dos vinte anos, agrediram selvaticamente, um senhor, a soco e pontapé, deixando-lhe o rosto inchado e banhado de sangue. A ocorrência teve lugar no monte dos rotários, mata contígua ao Cemitério de Monchique, e, aconteceu, apenas e só, devido à orientação sexual da vítima" faz saber o colectivo numa nota enviada ao dezanove.pt.
O comunicado prossegue: "o engodo e a entrada e saída dos agressores, na mata, foi testemunhada, assim como parte da matrícula da viatura em que fugiram, tal como a marca, modelo e cor do veículo. Mais ainda, foi prestado um primeiro auxílio à vítima, que se recusou a chamar as autoridades ou a participar o crime. No entanto, felizmente, a vítima foi convencida a dirigir-se ao hospital, pois, os ferimentos aparentavam ser graves. Note-se, falamos de pessoas vulneráveis, com medo e receio de se exporem, pois o "cruising" é a procura, de relações sexuais gratuitas, consensuais e anónimas em locais públicos, tais como matas, praias e parques de estacionamento. 
Os responsáveis do colectivo fazem saber ainda que foram colocados alguns avisos na Internet, e "como resposta, recebemos mais denúncias [...] de ameaças homofóbicas, no mesmo local, provenientes de indivíduos com a mesma descrição. Por conseguinte, parece haver um padrão, que indicia, a probabilidade, da existência de mais casos".
Os activistas vimaranenses receiam que possa estar em curso uma escalada de crimes homofóbicos: "Recordamos que o aumento de tais práticas se ligam directamente ao aumento da intolerância na sociedade, ao discurso de ódio e à ausência da aceitação e da verdadeira inclusão" rematam.
 

—-

Se estás a ler isto e estás a atravessar um período complicado não te isoles.

Se alguém em teu redor não te parece bem mostra-te disponível para ouvir e conversar sem julgar. Recomenda informação de associações LGBTI+ e contactos úteis como os da lista abaixo: