Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Destemidas e ciclo Chantal Akerman para ver na Filmin

destemidas.jpeg

No passado mês de Março, a Filmin trouxe duas novidades incríveis para o seu catálogo. A primeira foi, nada mais nada menos do que a série “Destemidas”, baseada nos livros ilustrados de Pénélope Bagieu.

 

Estreados no Dia da Mulher, cada episódio desta série animada conta-nos a história de uma mulher muito especial – passando por nomes como o de Wu Zetian (a primeira e única imperatriz da China), Josephine Baker (cantora, dançarina e activista pelos direitos das pessoas negras) e ainda Tove Jansson (pintora, escritora e desenhadora finlandesa).
Uma obra incrível para dar a conhecer a miúdos e graúdos mulheres que pensavam fora da sua época - e também fora da caixa. Inventoras de grandes ferramentas, guerreiras que lutavam pelos seus direitos e pelos das suas comunidades. Destemidas é recomendado para crianças acima dos 8 anos e promete deixar as mais pequenas cheias de inspiração.

chantal akerman

Um dia após esta magnífica estreia, a Filmin trouxe-nos também o ciclo de Chantal Akerman. Nome que dispensa apresentações para os amantes de cinema, a sua vida foi marcada pelas suas obras feministas e também pelas suas raízes polaco-judaicas, tendo a sua mãe sobrevivido ao Holocausto. Este ciclo contará com filmes como Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), o primeiro filme realizado por uma mulher a receber o título de "melhor filme de sempre" no inquérito decenal da revista britânica "Sight & Sound. A obra de Akerman é marcada pela abordagem do género e uma oposição às convenções sociais da época.
O ciclo contém doze filmes restaurados da realizadora, incluíndo o último que filmou antes do seu suícidio, No Home movie.

Tudo para ver na plataforma Filmin.

 

Maria Raposo