Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Diversidade: Emojis inclusivos da Apple geram discórdia

Emoji homem grávido

Ao longo do tempo, a Apple vem tentando ser inclusiva ao nível dos emojis que disponibiliza às pessoas utilizadoras. 

Dois anos depois da introdução de emojis de casais do mesmo sexo, a empresa lançou, recentemente, um emoji de um homem grávido e um emoji de uma pessoa não-binária grávida, com objectivo de representar as pessoas trans e não-binárias que engravidam. Para além destes, outros emojis de pessoas não-binárias foram disponibilizados para todas as pessoas utilizadoras de iPhone como parte da actualização do iOS 15.4. Os novos emojis têm cinco tons de pele diferentes que as pessoas podem escolher. A nova actualização estava disponível opcionalmente desde Janeiro, segundo a Fox News. No entanto, em Março, a versão 15.4 ficou disponível para todas as pessoas. Esta versão traz, no total, 35 novos emojis, incluindo o emoji de um homem grávido, de uma pessoa não-binária grávida e de uma pessoa não-binária com coroa - este último junta-se aos já existentes emojis de rei e rainha.

Apesar da Apple estar a tentar ser cada vez mais inclusiva, pelo menos ao nível dos emojis disponibilizados, muitas têm sido as críticas a esta actualização em concreto. Muitas pessoas se têm manifestado nas redes sociais sobre a decisão da empresa, recorrendo a comentários irónicos, depreciativos e conservadores. Algumas pessoas afirmam que o homem não está grávido mas acabou por comer demais, outros perguntam se "não acham que parece homem com barriga de cerveja?". No mesmo sentido irónico e transfóbico Greg Gutfield, apresentador da Fox News, referiu que o emoji é um passo para a aceitação de homens com “coragem de cerveja”. Gutfield referiu que "sim, graças a Deus finalmente chegou. Um emoji de intestino de cerveja chegou aos iPhones da Apple na última actualização". Greg disse ainda que “este novo emoji vem em cinco tons de pele diferentes, então alguém com um enorme intestino de cerveja pode ter qualquer tom que ele, ela ou eles quiserem” (declarações completas aqui).

Há quem vá mais longe nas críticas apontadas referindo que “não existe homem grávido @apple! Vocês estão a promover a doença mental” ou “é bom ver a @Apple a adicionar o emoji do homem grávido. Vai ficar perfeito com o emoji de unicórnio, já que ambos são apenas fantasia e não existem realmente”.

Apesar das críticas, outras pessoas têm se mostrado contentes com a criação dos novos emojis, afirmando, por exemplo, que “a representatividade importa, mostra que nós existimos e estamos em todos os espaços”.

 

 

 

Sara Lemos

 

Foto: Reprodução/Today Parents/Emojipedia.