"E agora faz ainda mais sentido marchar, neste tempo em que caem as máscaras dos fascistas sedentos de poder"
Hoje é a primeira marcha LGBTI+ em Santarém. Acontece online e não na rua, como planeado.
Mas acontece, como inicialmente previsto. E eu estou na marcha, como inicialmente previsto. Porque sou de Santarém e gay. Porque caminho de mãos dadas com todas as pessoas da minha comunidade LGBTI+. Porque caminho e caminharei sempre pelos Direitos Humanos, pelo direito de todas as pessoas serem quem são. Porque caminho pelos ideais de Abril, que de Santarém marcharam a Lisboa. Porque caminho para que jovens e crianças possam passar pelas escolas de Santarém (e do mundo!) com segurança e protecção - coisa que eu não tive, estando sujeito ao bullying homofóbico em todas as escolas por onde passei, com agressões físicas e verbais.
Porque caminho para que todas as pessoas LGBTI+ possam expressar-se livremente e sem medo, desde a demonstração de afecto a quem amam à maneira como escolhem vestir-se.
Porque caminho por um pensamento e uma libertação LGBTI+ no e do espaço rural, reivindicando as vidas que ainda hoje estão à margem nestes espaços, em silêncio e com medo, e as vidas que se visibilizam corajosamente, abrindo caminho para que mais pessoas o façam e assim reconfiguram as comunidades locais. Porque caminho pelo fim do patriarcado e das mortes que ele provoca, a violência, o machismo, o racismo, a xenofobia, a LGBTIfobia, a perseguição, a discriminação, o preconceito, a injustiça. Porque caminho para reafirmar que a Terra é SIM um lugar maravilhoso onde o que prevalece é o Amor, mesmo que nos queiram convencer do contrário.
E agora faz ainda mais sentido marchar, neste tempo em que caem as máscaras dos fascistas sedentos de poder que ainda pairam por aqui e que à primeira oportunidade farão de tudo por nos limitar nos nossos direitos. Nos direitos conquistados para todas as pessoas. Por isso nos recusaremos sempre a viver com medo, mesmo que nos queiram escondid@s, mesmo que preferissem que não existíssemos. Por isso marchamos! Somos filh@s da Terra e temos toda a soberania para aqui estarmos, em todos os espaços, sejam públicos ou privados.
Por isso marchamos! Com orgulho, sempre! Pois as nossas cores e a força do Amor prevalecem.
Alcanhões (Santarém), 9 de Maio de 2020
Samuel F. Pimenta
Poeta e Escritor