Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

É tempo de descobrir Marianne

marianne

Com origens na Suíça e de portugueses imigrantes, Marianne começou o seu percurso musical em tenra idade e é já um dos nomes de referência no panorama musical queer. Depois de se mudar para Lisboa, à procura de conexão com a sua cultura, começou a sua exploração com o intuito de criar novas formas de expressão, usando as suas bases de música clássica e desconstruindo-as. Com uma urgência quebrar barreiras normativas e estereótipos da sociedade, assim como usar o seu corpo como mecanismo e instrumento para tal, a sua arte e vida começaram então a reflectir esta narrativa, sempre acompanhada de uma musicalidade e arte visual únicas.

 

A sua arte não esta limitada à música e é, assim, a junção de vários mundos: as artes performativas, a música, a direcção de arte, o styling e a moda.

Marianne lançou-se na composição e criação musical a solo com seu single "Lonely", uma celebração do seu corpo e do que este representa. Ainda em 2021, trouxe-nos "Sem Noção", uma reflexão do desafio mental que é ser uma pessoa fora dos padrões normativos na sociedade actual. A sua carreira conta também com várias performances, a destacar a do Festival Iminente (2022). O seu álbum de estreia "Tirésias", coloca-nos várias questões acerca da identidade de género e da vulnerabilidade directamente associada a esta temática. É este o grito de Marianne - um grito de libertação, de sufoco, de auto reconhecimento.

Em 2023, traz-nos o seu novo single “Paris", como uma lembrança de que vivemos na nossa bolha. A mistura de idiomas (português e francês) remete-nos para uma ode ao ser fiel a si próprio e serve assim de aperitivo para o que Marianne nos trará nos próximos tempos - uma mensagem de medo de ser inconsistente, de perder a sua essência e a necessidade de resistir.

Marianne veio para nos ensinar que, enquanto pessoa fora dos padrões da sociedade, é obrigatório resistir e ocupar o espaço a que temos direito.

O videoclipe pode ser visto no canal da Aufstand Team e o tema pode ser encontrado também no Spotify. Podemos também acompanhar o artista na sua página de Instagram e ter assim um vislumbre de tudo o que ainda nos espera. 

 

Maria Raposo