Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

ELDORADO: Tudo o que os Nazis odeiam

eldorado

Um documentário de uma hora e meia, na Netflix, que nos apresenta a cidade de Berlim, entre os anos 20 e 30, num período de liberdade e de novas conquistas sociais, interrompidas pela ascensão do partido Nazi.

Na época, Eldorado era sinónimo de uma noite extravagante, anunciando à entrada: «Aqui, está certo» (em Inglês: ‘Here it is right’). Tratava-se de um espaço seguro para lésbicas, homossexuais e trans, sendo um clube inclusivo, entre muitos outros que existiam naquela cidade e que coroavam a revolução sexual que se atravessava.
Este filme documental apresenta-nos algumas personalidades que frequentavam o referido clube queer, incluindo oficiais do Reich, e mostra-nos como a Alemanha do século XX conseguiu eclipsar os direitos das minorias em tão pouco tempo. É-nos apresentada a história do tenista Gottfried von Cramm e Charlotte Charlaque, nomeadamente, e relembramos o infame parágrafo 175, que criminalizava actos homossexuais, o que levou a polícia alemã a redigir listas com milhares de nomes de pessoas «suspeitas», que mais tarde foram perseguidas e levadas para campos de concentração. Na verdade, após a libertação da Alemanha, a homossexualidade continuou a ser proibida e o tenebroso parágrafo 175 só foi totalmente eliminado em 1994.
Eldorado era uma «janela para o mundo da diferença» e relembra-nos a importância de continuar a lutar pelo direito de existirmos, combatendo ideais extremistas. Sem dúvida, um documentário a ver e a aprofundar.
 
 
 
Márcia Lima Soares