Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Em dois anos, o Bar of Soap tornou-se numa casa para a comunidade queer do Porto

bar of soap porto gay circuit

O “queer bar, straight friendly” da Invicta celebra o seu segundo aniversário no próximo sábado. As portas do Bar of Soap abrem-se, como é habitual, para os artistas, performers e colectivos da comunidade LGBTQIA+ da cidade, e convida todes para uma festa inclusiva.

Tudo começou com a “barra de sabão”: um pequeno bar montado numa lavandaria self-service, na rua de Santa Catarina, para que aqueles longos minutos de lavagem e secagem da roupa não se dessem por perdidos. Tão simples como genial, a grande popularidade do bar obrigou a que se procurasse uma nova morada. Pelo meio veio a pandemia, mas o novo espaço do Bar of Soap (já sem a lide doméstica por atrelado) abriu em Março de 2021, na rua do Bolhão.

Quis ser um bar diferente, que contrariasse aquela lógica prescritiva (e tantas vezes opressiva) que muitos espaços nocturnos seguem. Implementaram-se noites temáticas: jogos de tabuleiro, escrita criativa, encontros da comunidade expat, transmissões de RuPaul Drag Race — bons pretextos para por as pessoas a conversar, amigos e conhecidos ou estranhos de vista. O palco ao fundo sala passou a ser pisado por performers nas noites de fim de semana. Os serões de Drag Bingo apresentados pela Camel Toe e pela Christell Mett. Os bailes do colectivo Kings of Kitéria, que mostram que existe uma cena drag king na cidade. Ou podíamos mencionar as actividades dos vários colectivos, como os encontros promovidos pelo Porto, Inclusive.  À noite, numa festa com sabor a Brasil, como o Baile da Badalhoca, ou noutra qualquer, a regra é sempre a mesma: toda a gente tem de se sentir bem, segura e incluída. 

Pedro Gil, o responsável, conta que a missão passa por criar um safe space para toda a comunidade. Prova de que o tem conseguido é a iniciativa tomada por vários grupos em propor ao Bar of Soap o acolhimento dos seus eventos e actividades. Se o contacto acontece é porque reconhecem que o espaço dá garantias de que todes serão bem-vindos. A comunidade agradece a receptividade, não apenas com a sua presença e envolvimento, mas com gestos. Quando em Junho passado, a uma semana da Marcha do Orgulho do Porto, a grande montra do bar foi vandalizada, num presumível acto de LGBTIfobia (da rua são bem visíveis os arcos-íris que adornam o interior), foram muitos os donativos que chegaram para a sua substituição — algo que Pedro recorda com especial gratidão e como um sinal de apreço e carinho pelo projecto.

No dia do 2º QUEEAR aniversário, a festa é feita em comunidade, com amigos e várias surpresas durante a tarde e a noite de dia 11. A partir das 17h, haverá petiscos da chef Alicia Medeiros e da Balkan Bites. A Glum Porto Tattoo também estará presente e disponível para tatuar. A música ficará a cargos das DJs Clyta e Phephz, enquanto o palco será ocupado peles performers April, Lil Linda Linda, Orlando e Christel Mett. Está também disponível o kit (limitado) Sabão Sabonete, que inclui descontos de parceiros como a Livraria Aberta, a Tonton Cake e a MisterCock.pt. Cheguem cedo, que a casa promete encher!

A terminar, deixamos a mensagem do colectivo Porto, Inclusive, que certamente muitos subscreverão: «Que dizer do Bar of Soap?! É o nosso go-to spot, seja para tomar uns copos relaxadamente pós-jantar ou para realizar um evento colorido com toda a gente. É um espaço vibrante, diverso, integrado com a comunidade, sempre recetivo a acolher iniciativas queer e ponto essencial para qualquer noite animada no Porto. Além das festas e staff amigável, há um sentimento confortante neste bar que te faz sentir acolhido dentro duma bolha de sabão arco-íris! Só nos resta dar os parabéns pelos dois anos de casa, esperando que venham muitos mais!».

Que venham muitos mais, é também o nosso desejo.

 

Pedro Leitão