Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Endometriose: o que é? Quais as causas?

endometriose omgyno pt

Estamos perante um quadro de endometriose quando as células do revestimento uterino começam a crescer noutras zonas do corpo, como os ovários, as trompas de falópio e os intestinos. 

 

O desenvolvimento dessas células originam lesões que vão reagir às flutuações hormonais do ciclo menstrual, acumulando-se e descamando, como acontece na menstruação.

Portanto, quem sofre de endometriose tem, por norma, menstruações bastante abundantes, inflamação e dores intensas, também justificadas pelo facto de haver sangue que se acumula em partes do corpo que não o conseguem expulsar, como acontece no colo do útero e canal vaginal.

 

O que é endometriose?

A endometriose é um problema que afecta uma em cada dez mulheres, o que significa que, a nível mundial, há aproximadamente 200 milhões de pessoas do género feminino com este distúrbio.

Apesar dos seus sintomas característicos e desconfortáveis, como é o caso de menstruações anormalmente dolorosas e pesadas, problemas intestinais e de bexiga e dificuldade em engravidar, o diagnóstico desta doença é, geralmente, difícil e tardio.

 

Sintomas

Embora a sintomatologia varie de doente para doente, os sintomas associados à endometriose são normalmente dolorosos, debilitantes e progressivos, podendo incluir:

  • Menstruações muito abundantes e dolorosas
  • Movimentos intestinais dolorosos e micção
  • Fadiga crónica
  • Dor durante e/ou após a relação sexual
  • Dor pélvica e lombar
  • Náuseas
  • Prisão de ventre ou diarreia
  • Dificuldade em engravidar

 

Todos estes sintomas podem interferir no estado psicológico da doente, podendo contribuir para o desenvolvimento de sintomas psicológicos como:

  • Stress emocional
  • Ansiedade 
  • Depressão 
  • Outros problemas de saúde mental

 

Causas

Apesar de desconhecida, há algumas possibilidades que podem ajudar a explicar a origem deste problema. 

Entre essas causas podem estar factores genéticos; o facto das células endometriais se espalharem pelo corpo através do sistema linfático ou da corrente sanguínea; ou ainda a menstruação retrógrada, na qual o endométrio sobe através das trompas de Falópio e liga-se a outros órgãos. 

 

Diagnóstico

O diagnóstico de endometriose é, muitas vezes, um processo lento e difícil, já que os sintomas desta doença são comuns a outras patologias. 

Além disso, a única intervenção que permite o diagnóstico exacto de endometriose é a laparoscopia, uma cirurgia que consiste na introdução de um tubo por um pequeno corte feito na barriga. Esse tubo identifica se há ou não manchas ou lesões de tecido endometrial.

 

Tratamento

Embora não haja cura para a endometriose, existem tratamentos que podem ajudar a atenuar os sintomas. Entre as terapêuticas habitualmente recomendadas estão: toma de analgésicos, tratamentos hormonais (métodos contraceptivos, por exemplo) e cirurgia.

A toma da pílula anticoncepcional oral combinada, por exemplo, tem como objectivo impedir as flutuações hormonais, de modo a moderar a hemorragia, a inflamação e a dor durante o período menstrual.

Porém, cada organismo tem características próprias e, por isso, a melhor abordagem terapêutica varia sempre de paciente para paciente, sendo portanto fundamental seguir sempre todas as indicações médicas.

 

Teresa Campo / omgyno