Estátua em memória das vítimas da homofobia descerrada a 17 de Junho (actualizada)
A notícia tinha sido avançada em primeira mão pelo dezanove em 2016. Em 2017 torna-se realidade: as vítimas da homofobia terão uma escultura de homenagem no Príncipe Real, em Lisboa.
A iniciativa partiu de António Serzedelo, histórico do activismo LGBT português, através de uma proposta efectuada junto da vereação dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.
Em declarações ao dezanove.pt, António Serzedelo informa que a estátua será inaugurada dia 17 de Junho. no Jardim do Príncipe Real, contando com a presença, entre outros, do vereador dos Assuntos Sociais João Afonso, da presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia Carla Madeira e do artista e autor Rui Pereira.
O memorial no Jardim do Príncipe Real será dedicado a todas as pessoas LGBT que foram vítimas dos processos fascistas, vilipendiados, perseguidos e presos.
É também António Serzedelo que relembra que a 13 de Maio fará 43 anos da publicação do 1º Manifesto da Homossexualidade até então escrito, em Portugal: "Liberdade para as Minorias Sexuais", publicado então nos jornais Diário de Noticias e Diário de Lisboa, de que foi um dos 5 outorgantes e que levantou muita celeuma na altura: “18 dias depois do 25 de Abril de 1974 não era fácil emitir tal documento que hoje ainda tem interesse consultar pelas reivindicações que fazia”, considera o activista.
Data de inauguração confirmada para 17 de Junho, às 14h30, antecedendo a Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa.