Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Este 17 de Maio é histórico em Taiwan

taiwan.jpg

O parlamento de Taiwan aprovou esta sexta-feira, 17 de Maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

É a primeira vez que um país asiático aprova o casamento para pessoas do mesmo sexo. 
Os deputados taiwaneses aprovaram por larga maioria uma lei que permite que casais do mesmo sexo formem "uniões permanentes exclusivas" e que possam solicitar a inscrição no registo de casamentos.

Em Maio de 2017, o Tribunal Constitucional de Taiwan emitiu um acórdão que julgava inconstitucional privar casais do mesmo sexo do direito de se casarem. O Tribunal deu então até 24 de maio de 2019 ao Governo para alterar a lei.

Como recorda a Lusa, a oposição conservadora organizou uma série de referendos em Novembro, durante os quais a maioria dos participantes rejeitou a ideia de que o casamento poderia ser definido de maneira diferente do que é agora, ou seja, uma união entre um homem e uma mulher. Desta forma a margem do governo para aprovar a nova lei ficou reduzida. O parlamento pronunciou-se sobre três projectos relativos à união entre pessoas do mesmo sexo. Apenas a proposta do governo da presidente Tsai Ing-wen, usava a palavra casamento.