Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Este Pride (e não só) apoia marcas LGBT

7 lojas para apoiares este Pride (e sempre)

pexels-rodnae-productions-10503437.jpg

Junho é o mês do orgulho e este ano, como em anos anteriores, assistimos a uma corrida das marcas ao arco-íris. Junho já lá vai, mas esta adopção temporária de símbolos, linguagem ou imagens ligadas à comunidade LGBT sem real compromisso pela luta pelos direitos das pessoas LGBT, por vezes denominada de rainbow-washing, é todos os anos fortemente criticada enquanto apropriação da simbologia queer apenas para obtenção de lucros.

 

Este ano não foi diferente. Logos viraram temporariamente arco-íris e slogans viraram #slay e #yass. Marcas de roupa lançaram as suas colecções arco-íris. Mas raros foram os casos em que de facto houve alguma contribuição para causas LGBT. E a desconexão com a comunidade é por vezes gritante: desde T-shirts com a bandeira do orgulho não-binário com linha feminina e masculina, a slogans desajustados e estereotipados, ou produtos com arco-íris com preços mais elevados do que os seus homólogos, até ao inescapável anúncio do Pride Whopper pelo Burguer King Áustria com dois pães de cima ou dois pães de baixo. Só nos resta questionar se alguém da comunidade LGBT esteve nestas mesas de deliberação.

 

7 negócios de pessoas LGBT para apoiares durante este Pride (e sempre)

Com a proliferação de arco-íris nas montras das marcas mainstream, querer adicionar mais arco-íris à nossa vida deixa-nos na dúvida de como melhor apoiar a comunidade LGBT no processo. Fica a conhecer 7 pequenos negócios portugueses dinamizados por pessoas LGBT para apoiares não só durante este mês do orgulho como para além dele:

 

1. Pride Valley

A Pride Valley vende bandeiras, roupas e acessórios para celebrar a diversidade com todas as cores (e muito humor). Muitas das criações são customizáveis para celebrar todas as diferentes identidades e têm inclusive algumas criações mais discretas para quem não estiver ainda preparado para se assumir perante a família ou os pares. 

 

2. Marta Guerreiro

Ilustradora e escritora, a Marta Guerreiro tem uma colecção limitada, mas não por isso menos impactante, de ilustrações e escritas. Liberdade, amor próprio, sexualidade e relacionamentos são alguns dos temas que podemos esperar da sua arte. Destacam-se as icónicas “caneconas”, que celebram o poder das vulvas e a emancipação contra a opressão.

 

3. Queering Stitch

“Ponto cruz queer” é como se lê na descrição da página de Instagram de Alexa onde vende peças de ponto cruz com mensagens subversivas. Desde temas queer a justiça racial, Queering Stitch dá vontade de encher a casa com ponto cruz até àqueles de estilos mais modernos.

 

4. Patrícia Shim

Linhas finas e coloridas, com splashes de azul, vermelho e amarelo. As ilustrações e tatuagens de Patrícia Shim estão repletas de sensualidade, subversão e delicadeza. Com estúdio de tatuagem em Lisboa, mas possibilidade de encomendar as ilustrações online.

 

5. A Miuda do Pirógrafo

Já sabem o que é a pirografia? A miúda do pirógrafo é especialista na arte de fazer desenhos queimando a madeira e os resultados são incrivelmente versáteis. São ainda aceites encomendas customizáveis com as tuas ideias.

 

6. Carmo Gê Pereira (+18)

Destigmatizando prazer, sexualidade e relacionamentos, Carmo partilha o seu conhecimento através de workshops, sessões de aconselhamento e educação não formal. A loja está repleta de acessórios sexuais, mas também livros e arte. Este só para maiores de 18!

 

7. Não me Calas

A página @naomecalas_ é acima de tudo um espaço seguro onde se fala sobre aceitação, saúde mental, identidade de género e sexualidade. Mas podes apoiar este projecto ao comprar na sua loja, com bandeiras, acessórios e autocolantes para celebrar o orgulho.

 

Cláudia Almeida

pexels-monstera-9587956.jpg

Esquecemo-nos de alguma loja? Deixa a tua preferida nos comentários.

Ah, e o dezanove.pt também tem canecas que nos ajudam a suportar as despesas com o site.

Contacta-nos para dezanovept@gmail.com , fica com uma e ajuda-nos!

 

Cláudia Almeida