Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Estónia faz história ao ser o primeiro país do Báltico a legalizar o casamento igualitário

pexels-darya-sannikova-8845873.jpg

O Parlamento da Estónia legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo esta terça-feira com 55 votos a favor e 34 contra.

Esta votação histórica surge dois meses depois do novo governo de coligação liberal ter tomado posse. Uma das promessas eleitorais da primeira-ministra Kaja Kallas foi legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo o mais rápido possível.
Dois meses depois recorreu ao Twitter para mostrar o seu orgulho e alegria com a votação: "Estou orgulhosa do meu país. Estamos a construir uma sociedade em que os direitos de todos são respeitados e as pessoas podem amar livremente".
Segundo informações do Centro de Direitos Humanos as atitudes em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo no país mudaram muito.
O Centro concluiu que 53% dos estónios apoiam actualmente o casamento igualitário. Verifica-se assim um aumento de seis pontos percentuais em relação a 2021.
Em relação às sondagens o Presidente do Parlamento da Estónia, Lauri Hussar, dizia à estação televisiva LRT, há uma semana, que a guerra na Ucrânia pode ter sido uns factores na mudança de opinião ao dizer “penso que o estado de espírito mudou também devido ao que aconteceu na Ucrânia porque a guerra trouxe-nos para os verdadeiros problemas e o que é realmente importante para nós."
A nova legislação entrará em vigor já no próximo ano.

 

 

Sara Salgueira