Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Festival RTP da Canção 2024: 60 Anos

Fdc 2024

O dezanove.pt continua a sua tradição de acompanhar o Festival da Canção (Fdc) e o Festival da Eurovisão. 2024 não é excepção.

Estamos prestes a entrar no Festival da Canção. A primeira semifinal terá início a 24 de Fevereiro, seguida pela segunda semifinal a 2 de Março. A grande final será a 9 de Março. Todos os espectáculos podem ser vistos na RTP 1, RTP África e RTP Internacional.
O ano de 2023 foi memorável. A nossa representante, Mimicat, brilhou em Liverpool com sua interpretação da canção "Ai Coração", demonstrando sua bela voz, carisma e energia, acompanhada por talentosos dançarinos que levaram as cores de Portugal aos ecrãs de toda a Europa e do mundo. Devido à vitória inédita da Mimicat no Festival da Canção através de submissão directa, este ano a RTP decidiu aumentar o número de canções concorrentes por submissão directa de quatro para seis.

O Festival da Canção de 2024 promete uma ampla diversidade de novas canções e talentos, prontos para representar Portugal em Malmo, na Suécia, após a vitória da artista sueca Loreen com a sua poderosa canção "Tatoo".

Dez canções concorrentes serão apresentadas em cada semifinal do FdC. Cinco delas avançam para a grande final de 9 de Março. A ordem de actuação para cada semifinal pode ser conferida aqui.
Do ponto de vista LGBTI+, o dezanove.pt destaca dois artistas no Festival da Canção de 2024:
Huca, um cantor de 39 anos de Lisboa, nasceu em Moçambique e é licenciado em teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Além de participar em várias peças musicais, como no Teatro Nacional D. Maria II, no Tivoli em Lisboa e Rivoli no Porto, Huca colaborou como Dino de Santiago na turnê Kriola/Badiu. A sua canção no Festival da Canção, intitulada "Pé de Choro", é uma homenagem a Sara Tavares, repleta de alusões às suas canções.

João Borsch, de 22 anos, é da Madeira e reside em Lisboa. O artistalançou seu primeiro EP em 2018, intitulado "Uma Noite Romântica com João Borsch", do qual se destaca a canção "A Emancipação de João Borsch". O seu segundo álbum, "É Só Harakiri Baby", foi lançado em 2023. João Borsch é conhecido por sua diversidade musical e sua disposição para experimentar novos estilos. A sua participação no Festival da Canção é marcada pela canção "Pelas Costuras".

Além de procurar representar Portugal na Eurovisão, o Festival da Canção celebra os sessenta anos de existência e, por isso, convidou vários artistas e apresentadores do passado. Destacamos dois dos muitos nomes que iremos ver em palco: Eládio Clímaco e Luca Argel.

Eládio Clímaco, veterano do Festival da Canção, apresentou dez edições do evento. Faz todo o sentido que tenha sido convidado para este aniversário da RTP.
Luca Argel, cantor e compositor carioca, mestre em literatura pela Universidade do Porto, traz um ritmo brasileiro inconfundível à sua música. Com três álbuns lançados, Luca Argel é conhecido pela sua versatilidade e já participou em eventos importantes, como a Festa da Diversidade em Lisboa.
O Festival da Canção de 2024 promete uma mistura emocionante de música, diversidade e celebração, e o dezanove.pt estará lá para cobrir todos os detalhes. Para conhecer melhor todas as músicas do Festival da Canção de 2024 antecipadamente, basta visitar o seguinte link: https://media.rtp.pt/festivaldacancao/
 
 
Ricardo Duarte