Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Filme sobre António Variações será uma realidade em 2019 (com trailer)

António Variações.jpg

Esta terça-feira será apresentado à comunicação social o filme “Variações”. O local escolhido para a apresentação será a discoteca Trumps, onde também será rodada uma parte do filme.

O filme, com realização e argumento de João Maia, deverá estrear em 2019, por ocasião do 75º aniversário do nascimento do cantor português.

No principal papel está o actor Sérgio Praia, que também já desempenhou o papel do cantor numa peça de teatro da autoria de Vicente Alves do Ó.  Do elenco do filme fazem ainda parte Filipe Duarte, Victoria Guerra, Augusto Madeira, Afonso Lagarto, Lúcia Moniz, Maria José Paschoal, José Raposo, entre outros.

O filme irá focar-se sobretudo na vida de António Variações entre 1977 e 1981, altura em que António Ribeiro, barbeiro e figura da movida lisboeta, persegue o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. Na longa metragem poderemos ver o processo de transformação na persona de António Variações, o artista excêntrico e popular cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte em 1984.

Para a produtora David & Golias, de Fernando Vendrell, o filme “Variações" é uma homenagem a todos os que ainda hoje perseguem os seus sonhos aspirando transformar as suas vidas.

Esta não é a primeira vez que se tenta concretizar uma longa metragem sobre o cantor. Em 2008, o realizador João Maia registou o guião do filme, mas depois de um desentendimento entre este e o produtor Alexandre Valente, as gravações ficaram paradas vários anos. As filmagens voltaram a ser retomadas este Verão.

António Variações foi considerado, em 2015, o maior ícone gay português pelos leitores do site dezanove.pt.   

Notícia actualizada a 22 de Abril com o último trailer.