Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Ganha convites para o Queer Porto 5!

the_cockettes_hibiscus_face_cu_later_wise.jpg

O dezanove.pt e o Queer Porto têm convites para sortear para o festival de cinema queer mais desejado do Porto. Eis os filmes que podes ir ver connosco:

Yours in Sisterhood

YOURS IN SISTERHOOD.jpg

O que pode nascer do projeto de convidar estranhos para recriar e reagir ao feminismo dos anos 1970 nos dias de hoje? Entre 2015 e 2017, centenas de estranhos em comunidades de todos os Estados Unidos foram convidados a ler em voz alta e responder às cartas dos anos setenta enviadas à editora da Ms., a primeira revista feminista mainstream dos EUA. As conversas íntimas, provocadoras e às vezes comoventes que emergem dessas performances espontâneas, fazem-nos refletir criticamente sobre o passado, presente e futuro do feminismo.

Quinta-feira, dia 17 de Outubro, às 17:00, Pequeno Auditório, Teatro Rivoli

 

 

The Gospel of Eureka

THE GOSPEL OF EUREKA.jpg

Amor, fé e direitos civis colidem numa cidade sulista, quando cristãos evangélicos e drag queens ocupam os holofotes para desmantelar estereótipos. The Gospel Of Eureka é um olhar pessoal e muitas vezes cómico sobre a negociação das diferenças entre religião e crença através da performance, da ação política e da colaboração.

sexta-feira, dia 18 de Outubro, às 22:00, Pequeno Auditório, Teatro Rivoli  

 

 

Self-Portrait in 23 Rounds:

Self-Portrait in 23 Rounds.jpg

Artista comprometido, pintor, escritor, performer e fotógrafo, David Wojnarowicz (1954-1992) foi uma das principais personalidades da cena artística nova-iorquina dos anos 80. Numa entrevista conduzida em 1989 pelo teórico cultural Sylvère Lotringer, Wojnarowicz fala abertamente sobre os momentos íntimos da sua vida, o processo criativo, a sexualidade, a sida e a aceitação da sua própria morte. Marion Scemama, que era amiga íntima de Wojnarowicz, filmou a entrevista e criou este ensaio a partir dos
arquivos privados do artista.

Sábado, dia 19 de Outubro, às 17:00, Pequeno Auditório, Teatro Rivoli

 

 

Gay USA

GAY USA.png

Gay USA é o primeiro documentário americano sobre e feito por pessoas LGBTQ+. Arthur J. Bressan, Jr. mobilizou equipas de filmagem em todo o país para documentar as marchas nacionais do Dia do Orgulho Gay em Junho de 1977, e para assim transmitir a paixão, a raiva e o desafiante optimismo de uma comunidade sob ataque.

Domingo, dia 20 de Outubro, às 17:00, Pequeno Auditório, Teatro Rivoli 

 

 

QP5 851-x-315.png

Se quiseres ganhar um convite duplo para estes filmes basta:

1. Ser fã do dezanove e do Queer Porto no Facebook;

2. Enviar um mail para dezanovept@gmail.com – no assunto escolhe o teu filme preferido e indica-nos o teu nome completo.

3. Os vencedores serão informados por e-mail um dia antes.

Não percas nada a programação deste ano aqui no dezanove.pt e no site www.queerporto.pt