Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Girl Picture para ver na Filmin

Girl Picture filmin

Caótico. É essa a primeira palavra que nos poderá vir à cabeça ao ver “Girl Picture”, uma das longas metragens que esteve em exibição no Queer Lisboa.

Realizado por Alli Haapasalo, este filme finlandês conta a história de duas amigas (Mimmi e Rönkkö), que trabalham juntas e partilham tudo uma com a outra. Ambas procuram uma vida carregada de estímulos e Rönkkö, em particular, procura viver a sua descoberta sexual e as suas primeiras experiências. Emma, uma terceira interveniente nesta narrativa jovem e divertida, vive uma vida sob controlo e rigidez, devido à sua actividade como patinadora. Quando o caminho desta se cruza com o de Mimmi, vai descobrir um lado seu que nunca imaginou existir e com o qual não vai ser fácil lidar. A história de ambas  vem mostrar-nos como o primeiro amor de alguém pode ser lindo, doloroso e também muito cruel.
Rönkkö, por sua vez, vai demonstrar-nos como pode ser engraçado e ridículo sermos obcecados com viver a nossa primeira experiência sexual - em certos momentos, não é claro se é mesmo isso que ela deseja ou se é apenas uma pressão social - mas também como duas amigas podem permanecer eternas almas gémeas, mesmo após um período de afastamento e algumas brigas.
Quem pensa que Girl Picture é um leve drama sobre a adolescência, desengane-se: a obra faz-nos pensar sobre questões bem sérias, como os traumas de infância e o consentimento.
O filme já pode ser visto na plataforma Filmin - uma hora e cinquenta das nossas vidas, cheia de emoções fortes, que nem daremos conta de passar.

Maria Raposo