Grécia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo
O parlamento grego aprovou hoje a legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Uma vitória política sobre o peso e a resistência da influente Igreja Ortodoxa da Grécia. Dos 254 deputados gregos, 176 votaram a favor, 76 votaram contra e 44 abstiveram-se.
As sondagens mostraram que a maioria dos gregos estava a favor do projecto de lei elaborado pelo governo conservador e apoiado por quatro partidos de esquerda. Para o chefe do executivo este é um grande avanço.
"Hoje é um dia para estar feliz, porque a partir de amanhã elimina-se outra barreira entre nós, para criar uma ponte de convivência em um Estado livre, com cidadãos livres", disse Kyriakos Mitsotakis, o Primeiro-Ministro da Grécia.
O projecto de lei concede ainda o direito à adopção de crianças, mas impede que casais de pessoas do mesmo sexo recorram à maternidade de substituição, vulgarmente chamada de "barriga de aluguer". Esta questão criou uma divisão de opiniões na Grécia.
A Igreja promoveu vários protestos contra este projecto de lei, enquanto os colectivos LGBTI+ lideraram as marchas de apoio à iniciativa.