Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Inédito: Barcelos vai ter uma Marcha do Orgulho LGBTI

Barcelos LGBTI.jpg

"O galo também canta" é o slogan da Marcha do Orgulho LGBTI de Barcelos que se realiza dentro de um mês. 

Já houve reuniões de preparação, o cartaz oficial está para breve e as primeiras comunicações estão a ser avançadas pelas redes sociais. O dezanove.pt já falou elementos com a organização.

A 13 de Julho a marcha inicia-se junto ao pavilhão do Parque de Barcelos e terminará no Largo da Porta Nova, junto à Torre de Menagem.

Foi um pequeno grupo de jovens estudantes barcelenses que decidiu avançar com a iniciativa: "É importante celebrar o que é ser LGBT+ e alertar para o facto de que, infelizmente, não é seguro assumir-se, ou seja, sair do armário, por serem quem são. [...] Decidimos criar esta Marcha, cujo principal objectivo será celebrar a diferença e a liberdade sexual, dando um espaço seguro para quem não se sente confortável ao assumir-se como é e quem é perante outras pessoas" explicam João Miranda, Miguel Martins e Tiago Maciel, todos estudantes desta cidade na casa dos 18 anos.

 

Ser LGBT+ fora dos grandes meios urbanos

"É complicado ser-se LGBT+ numa cidade pequena como Barcelos. Não que não haja uma comunidade LGBT+ presente, bem como informação e comunicação, mas sim porque existe um certo conservadorismo presente nas relações familiares principalmente, quase que uma LGBTfobia estrutural dentro das várias relações sociais" comentam os jovens ao dezanove.pt. "Quer seja nas escolas, em casa, onde se deveriam sentir segurxs, em todo o lado, tu não podes ser quem és, com medo de repercussões sociais, que te podem levar ao isolamento e castigos arbitrários, como até mesmo pressão familiar para manter uma certa “heterocultura”.

Este ano Barcelos estreia-se assim ao lado de Aveiro que já este Sábado vai ver as bandeiras arco-íris atravessar as ruas da cidade.