a ler,  a saber

“Já Não és Meu Filho” de Jonathan Corcoran



Não é a primeira vez que damos destaque a Jonathan Corcoran, tampouco à sua obra autobiográfica Já Não és Meu Filho, um testemunho que lança luz sobre um fenómeno ainda presente em muitos contextos familiares — a rejeição de filhos LGBTQIA+ por motivos religiosos ou culturais.

Nesta obra acompanhamos o autor desde a infância até à vida adulta, entre os Apalaches rurais da Virgínia Ocidental e a vida urbana em Nova Iorque. Nascido numa família tradicional, Jonathan cresce sob a proximidade da mãe, que o protege e o acompanha… até ao momento em que ele assume a sua orientação sexual. A partir daí, o afeto dá lugar à rejeição: “Já não és meu filho” — frase que marca e fere todo o percurso narrativo.

Corcoran apresenta-nos um texto sobre rejeição, perda e identidade — mas também sobre resiliência, pertença e reconstrução interior. Um livro que rasga o silêncio, oferece empatia e denuncia uma realidade que continua, tristemente, muito atual.

Sem exageros e melodramas este é um livro recomendado a todos — especialmente a quem procura compreender, curar ou simplesmente escutar o que tantas vezes fica por dizer nas dinâmicas familiares.

.

ISBN: 9789895703593

Nº de páginas: 264

Editora: Alma dos Livros

Também disponível em eBook.

.

Daniel Santos Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *