João Costa lança Manifesto pelas Identidades e Famílias: Portugal Plural
João Costa, Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, ex-Secretário de Estado da Educação e Ministro da Educação entre 2015 e 2024, publica o Manifesto pelas Identidades e Famílias: Portugal Plural um Manifesto de defesa da liberdade (ed. Ideias de Ler), da diversidade e dos direitos fundamentais, contra os movimentos conservadores que reemergiram em Portugal e que atentam matérias como os direitos das mulheres e a constituição de famílias.
Uma obra que pretende servir de contra resposta ao recém lançado livro Identidade e Família: Entre a consistência da tradição e as exigências da modernidade, coordenado por António Bagão Félix, Paulo Otero, Pedro Afonso e Victor Gil, e que surge no contexto da missão do Movimento de Acção ética – Vida, Humanismo e Ciência – (MAE), movimento cívico fundando em 2021 por personalidades conotadas com a direita conservadora portuguesa que expressam o suposto ataque à “família tradicional”; a doutrinação das escolas pelo Estado e a defesa da autoridade dos pais na educação dos filhos.
Dois meses após a publicação de Identidade e Família, João Costa, neste Manifesto, propõe a descoberta e valorização de todos os cidadãos através da educação e da arte, com vista à criação de uma cultura de defesa de todas as vidas – a única via para construir um Portugal verdadeiramente plural e, por conseguinte, mais evoluído, mais rico e mais forte.
Na sinopse do livro lê-se:
“Não suportaria viver num Portugal em que estas vozes que temem a liberdade ou que só apreciam a sua liberdade não pudessem apresentar os seus livros e expressar as suas convicções (…). Como não suportaria viver num Portugal em que não pudesse, em liberdade, dedicar-lhes este pequeno manifesto.”
A campanha de pré-lançamento do livro está a decorrer.
Foto: portugal.gov.pt
Daniel Santos Morais é mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Feminista, LGBTQIA+, activista pelos Direitos Humanos. Partilha a sua vida entre Coimbra e Viseu. É administrador do site Leituras Queer.