Jovem espancado por ser gay
Devin Norman, um homossexual de 26 anos, residente em Corinth no Mississippi (EUA), foi alvo de um ataque na passada sexta-feira.
Tudo aconteceu num parque de estacionamento de um supermercado da Walmart quando James Davi Scott, de 23 anos, confrontou Norman, alegadamente devido a uma fotografia publicada no Facebook. Na opinião de James uma fotografia sobre dança seria aparentemente “de natureza sexual”. O jovem passou depois para agressões severas e insultos sobre a orientação sexual de Devin. Do ataque resultou a hospitalização de Devin, a quem foi diagnosticado múltiplas fracturas faciais, inclusive no osso da órbita ocular.
James Davi Scott foi detido pelo ataque e agressão a Devin, porém as leis do Mississipi não protegem os LGBT especificamente contra crimes de ódio, ao contrário do que acontece com as leis de crimes de ódio federais nos Estados Unidos. É algo que Devin espera que aconteça, depois de ter publicado também no Facebook a foto com que ilustramos esta notícia. No entanto, a foto em causa foi entretanto removida pelo Facebook por não respeitar os termos e políticas desta rede social. É por essa razão que vários activistas que defendem os direitos LGBT continuam a partilhar a foto para mostrar aos Estados Unidos e ao mundo que Devin nunca deveria ter sido alvo de um crime hediondo e cheio de ódio devido à sua sexualidade.
Marta Santos