Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Lembrar Leelah Alcorn (1997-2014)

Leelah Alcorn trans.jpg

Leelah Alcorn, de 17 anos, suicidou-se ao atirar-se para a frente de um camião na madrugada do passado dia 28 de Dezembro. Leelah nasceu com o nome de Joshua Ryan Alcorn, mas identificava-se como uma rapariga. O caso continua a ser mediatizado.

Leelah deixou dois bilhetes de despedida culpando os pais por a não aceitarem, por a censurarem e pela sua depressão. Nas suas últimas palavras suplicava pela “correção da sociedade e não das pessoas transgéneras". "Fix society, not trans people" é, de resto, uma das frases de Leelah presente em muitas homenagens póstumas.

fix society .jpg

“Quando eu tinha 14 anos, aprendi o que significava ser transgénero e chorei de felicidade. Após 10 anos de confusão finalmente percebi o que era” … “ A única maneira de descansar em paz é saber que um dia as pessoas transgéneras não serão tratadas como eu fui, mas sim como seres humanos, com sentimentos válidos e direitos humanos. As identidades de género têm de ser ensinadas nas escolas, quanto mais cedo melhor. A minha morte tem de ter algum significado. A minha morte tem de ser contada nos números de pessoas transgéneras que cometem suicídio este ano (2014). Quero que olhem para esse numero e digam ‘isto está f***do’ e consertem a sociedade. Por Favor” – escreveu na sua nota de despedida, programada também para ser publicada automaticamente no seu blogue após a sua morte. O post foi entretanto removido do site a pedido dos pais. Leelah dizia que se sentia como “uma rapariga presa num corpo de rapaz” desde os quatro anos de idade.

No Facebook, Carla Alcorn, mãe de Leelah escreveu: "O meu filho Joshua Ryan Alcorn foi para o céu esta manhã. Estava a dar um passeio e foi atropelado por um camião. Obrigada pelas mensagens e pela preocupação".

Encorajada pela igreja de Kings Mill Baptist Church, os pais levaram a jovem transgénera a um terapeuta cristão para uma terapia de conversão – não pela aparente depressão, mas para pôr fim à “confusão” de género.

Os pais foram severamente criticados nas redes sociais por terem rejeitado a condição transgénera de Leelah. A “negligência” dos pais tem sido apontada online como um dos principais factores do suicídio, assim como as comunidades cristãs que promovem campos de reeducação e terapias para estes jovens numa tentativa de expurgar toda a dúvida, onde já existe uma certeza, acentuando assim o difícil equilíbrio mental em que estas crianças se encontram nesta determinante e reveladora etapa das suas vidas.

No final de 2014 e início de 2015 a história de Leelah ecoou nas redes sociais e em muitas comunidades LGBT. O hashtag #RestinPower e # LeelahAlcorn continuam a estão a ser usados para apoiar Leelah. As homenagens a Leehlah sucedem-se em cerimónias com famosos e actos públicos.

Leelah RIP.jpg

No famoso talk-show americano “The Talk” Sara Gilbert, que é actriz, lésbica e defensora da causa LGBT e co-apresentadora do programa, afirmou: “Só tenho a dizer às pessoas que têm crenças diferentes… pensem se não seria mais importante deixar para lá a ideia que têm um filho, do que vir a perdê-lo.”

Um estudo feito em 2010 pelo Centro Nacional pela Igualdade Transgénera (National Center for Transgender Equality - EUA) reportou que 41% das pessoas transgéneras ou não conformadas com o seu género têm uma tendência para o suicídio aproximadamente nove vezes superior do que a média nacional dos Estados Unidos. Nos mesmos dados pode ler-se que mais de 50% dos jovens transgéneros farão pelo menos uma tentativa de suicídio até ao seu vigésimo aniversário. 

A actriz Laverne Cox, uma das pessoas transgéneras com mais visibilidade mundial, convidada no programa da ABC “The View” falou sobre a morte de Leelah e da nota no Tumblr em que a jovem falava dos anos de bullying e assédio, da rejeição por parte dos pais e de ser sujeita a aconselhamento e terapia de conversão.
Cox recontou as suas dificuldades em crescer incluindo uma tentativa de suicídio aos 11 anos. “Foi melhor para mim quando aprendi a procurar e a obter apoio, quando fiz efetivamente o trabalho de me amar a mim mesmo, e para isso é preciso bastante empenho que não se pode fazer sozinho” …”Eu não quero tornar os pais de Leelah os fracos e os maus da fita nesta história, pois devem estar a passar pela pior coisa que qualquer progenitor pode suportar, mas penso que ao isolarem a Leelah e a não a apoiarem fez com que ela sentisse que não conseguiria pedir auxílio. Penso que foi a pior coisa que se pode fazer”, disse a actriz considerada recentemente pelo The Guardian a personalidade LGBT mais poderosa do mundo.  

manif leelah alcorn.jpg

Centenas de pessoas reuniram-se em apoio a pessoas transgéneras após a morte de Leelah 

Apoiantes marcharam em Washington D.C. no passado dia 10 para honrar Leelah e pedir para que se dê atenção às questões sobre pessoas transgéneras, que se reconheçam os seus direitos, que se tome uma posição contra a transfobia e a terapia de conversão de jovens LGBT e aumente a consciência para as questões de saúde e políticas que afectam estas pessoas.

“A opressão manifesta-se em todos os aspectos das nossas vidas, mas a opressão estrutural leva-te a que acredites que tens de ser corrigido”. “Estou aqui para dizer a todos os transgéneros que não precisamos de ser corrigidos ou 'arranjados', não há nada de errado connosco. O que está errado é a depravada existência da sociedade, a ignorância deliberada, a união cobarde que recusa a pessoas transgéneras a humanidade e o direito à vida”, declarou Lourdes Ashley Hunter, directora nacional para Mulheres Transgéneras de Cor.

Desde a morte de Leelah mais de 300 mil pessoas assinaram uma petição para pôr fim às terapias reparadoras a pessoas transgéneras. Na internet multiplicam-se as páginas e eventos em memória de Leelah Alcorn. Mas na lei, unicamente dois estados dos EUA (Califórnia e Nova Jersey) e o distrito de Columbia (Washington D.C.) promulgaram leis que proíbem esta prática junto dos jovens trans.

 

Em Portugal: O que podes fazer se precisares de ajuda?

Há vários projectos de apoio, toma nota:

AMPLOS - Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e identidade de Género

Casa Qui - Associação de solidariedade social pela inclusão e bem-estar da população LGBT

Happier Teens - apoio à população jovem vítima de violência doméstica homofóbica, bifóbica e/ou transfóbica, em situação de expulsão de casa - exclusão familiar,

ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero

Linha LGBT - Linha Telefónica de Apoio e Informação LGBT

rede ex aequo -  Associação de jovens LGBTI e apoiantes: geral@rea.pt

SOS Voz Amiga - um serviço de ajuda pontual em situações agudas de sofrimento causadas pela Solidão, Ansiedade, Depressão e Risco de Suicídio: 21 354 45 45, 91 280 26 69, 96 352 46 60.

 

Pedro Arrayano