Lisboa recebe em Setembro conferência que junta cidades de todo o mundo no combate ao VIH
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina e o presidente da IAPAC (International Association of Providers of AIDS Care), José M. Zuniga, vão anunciar esta sexta-feira, a realização em Lisboa da conferência Fast-Track Cities 2020.
A conferência vai decorrer em Setembro. Trata-se do segundo encontro anual de cidades e municípios comprometidos na erradicação até 2030 das epidemias do VIH, hepatites virais e tuberculose, que reunirá em Lisboa mais de mil participantes de todo o mundo. Lisboa, Porto, Cascais, Almada, Amadora, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra e Portimão estão na lista de municípios portugueses que integram esta rede.
É pedido às autarquias que apoiem os objectivo da ONUSIDA (90-90-90): 90% das pessoas infetadas com VIH diagnosticadas, 90% das pessoas diagnosticadas a receber tratamento e 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetectável.
A iniciativa Fast-Track Cities é uma parceria global que congrega mais de 300 cidades e municípios, a International Association of Providers of AIDS Care, o Programa das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA), o Programa Habitat das Nações Unidas e a cidade de Paris, que colaboram na erradicação das epidemias urbanas do VIH, hepatites virais e tuberculose.
Políticas de drogas e redução de danos, assim como dificuldades específicas das pessoas que usam drogas no acesso aos cuidados de saúde serão alguns dos temas em debate na conferência em Lisboa. A experiência de Portugal e Lisboa nas políticas de descriminalização do uso das drogas e nas intervenções de redução de danos serão outros dos aspectos a abordar.