Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Luís Paiágua: "Vivo com o VIH desde 1996"

Luís Paiágua

A propósito do Dia Mundial de Luta Contra a Sida fomos falar com Luís Paiágua, uma das 10 pessoas que deram a cara pela campanha "Sou VIH+ e Vísivel". 

 

 

dezanove: Quem é o Luís?

Luís Paiágua: Tenho 52 anos, nasci em Cascais e  trabalho como ajudante familiar na Ser + Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA .

 

Há quantos anos vives com a infecção por VIH? Como vivenciaste o diagnóstico na tua realidade (falando da tua localidade / país / grupo social)?

Vivo com o VIH desde 1996 e recebi o meu diagnóstico quando estava numa instituição para me tratar do consumo de drogas duras das quais fui consumidor durante quase uma década. Não me surpreendeu pois era consciente que devido à forma como consumíamos seria muito provável que estivesse infectado. 

 

Como é viver com VIH no século XXI?

Hoje em dia viver com o VIH,  desde que se siga o tratamento e se atingiu o estado de I=I podemos levar uma vida normal.

 
O que te levou a participar na campanha “Sou VIH+ e Visível”?
Decidi participar nesta campanha apesar de nunca ter sido vítima de preconceito ou estigma. Sempre senti uma vontade enorme de mostrar ao mundo como é viver com o VIH ao fim deste tempo todo.
 
Entrevista de Ricardo Falcato e Marta Santos