Manual de Autodefesa de Luci Gutiérrez
“Eu sofro e desenho. Por vezes ao mesmo tempo. Para uma mulher branca ocidental a que não falta nenhuma das suas necessidades básicas, uma confissão destas é um pouco embaraçosa. Mas as coisas são o que são. Tenho estatura baixa e o meu ponto de vista do mundo é contrapicado, o que acarreta consequências. E sei que não estou sozinha. Ponho a minha mão no fogo (para sofrer um pouco mais) ao afirmar que todas as almas se atormentam quando, diante do espelho, vêem o modo acidentado como caminham pela vida, o que é um alívio. Sobretudo porque a inépcia dos outros é divertida.” - Manual de Autodefesa, Luci Gutiérrez (Orfeu Negro, 2021)
Manual de Autodefesa é a primeira obra da ilustradora catalã a ser traduzida para português - pela chancela da Orfeu Negro - Orfeu Mini -, e uma das suas obras mais pessoais. Luci Gutiérrez, ilustradora que mostra um percurso artístico eclético, colaborando regularmente com a imprensa norte-americana em publicações como The New Yorker, The New York Times, Forbes e Washington Post, ilustra livros para miúdos e graúdos, como é o seu recente álbum de ilustrações As Mulheres e os Homens, também pela estampa da Orfeu Negro - Orfeu Mini.
Manual de Autodefesa reúne um conjunto de aforismos monocromáticos repletos de humor negro. Neles, a ilustradora mostra como o sofrimento, a solidão, a ansiedade e o embaraço podem ser entre outras coisas formas de autodefesa, inspiração, transformação e até proveito de umas boas gargalhadas quando não levadas demasiado a sério.
É sobre o ridículo das nossas existências que a obra versa. De forma estrambólica, Luci, satiriza a auto-comiseração, o egoísmo, a falta de empatia, a vergonha, o medo, a diferença, o grotesco dos códigos sociais que diariamente perpetuam normas rígidas de ser e de estar e, por sinal, se materializam na falta percepção da efemeridade existencial que este manual de "auto-ajuda" tão bem nos relembra. Afinal, no fim, morrem todos.
ISBN: 9789899071148
Editor: Orfeu Negro
Páginas: 196
Daniel Santos Morais é mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Feminista, LGBTQIA+, activista pelos Direitos Humanos. Partilha a sua vida entre Coimbra e Viseu. É administrador do site Leituras Queer.