Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+ a 14 de Outubro

marcha lgbt viseu

Já é conhecida a 6.ª edição da marcha de Viseu pelos direitos LGBTQIA+. A Plataforma Já Marchavas, colectivo de cidadãos e cidadãs de Viseu em defesa dos direitos humanos, animais e ambientais, anunciou esta sexta-feira que a edição da marcha LGBTQI+ da cidade de Viseu se realizará a 14 de Outubro de 2023.

 

No seu comunicado podemos ler:

São seis anos a ocupar o espaço público de Viseu, seis anos de luta contra o conservadorismo e a extrema-direita, seis anos de activismo interseccional, seis anos onde nem a pandemia retirou da rua a marcha, seis anos a dar visibilidade e voz às comunidades LGBTQIA+ do interior.

Dezoito anos depois do STOP Homofobia (2005), a cidade conservadora começa a dar os primeiros sinais de mudança, no entanto vivemos num vasto distrito, com diferentes níveis de desigualdade, onde a sociedade civil precisa de acordar para a necessária igualdade e equidade entre todas as pessoas. Ainda muito está por fazer nas escolas, nos municípios, no acesso à habitação, a cuidados de saúde e ao tratamento igual no local de trabalho. Ainda há muito a fazer no combate às ideias fascizantes que populam na boca da extrema-direita populista. 

Dos 49 anos da Revolução de Abril aos 18 anos do STOP Homofobia, a Marcha de Viseu continuará a fazer este caminho de luta através da memória histórica, pois sem ela não há futuro.”

A sexta marcha de Viseu, organizada pela Plataforma Já Marchavas, continua a defender os seus princípios políticos e interseccionais enquanto movimento feminista, LGBTQIA+, ecologista, antifascista, anti-racista, democrática, inclusiva e participativa.

Segundo a Plataforma Já Marchavas o manifesto e o local da edição desta marcha serão divulgados em breve. 

 

Daniel Santos Morais