Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto a 29 de Junho

Depositphotos_583507678_XL (2).jpg

É mais uma data no Calendário das Marchas do Orgulho LGBTI+ em Portugal.

A comissão da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto acaba de anunciar que a data da 19ª edição será a 29 de Junho.

Alguns dias a seguir ao São João, o Orgulho LGBTI+ ocupará as ruas do Porto pela décima nona vez. No ano passado, sob o lema “Esta também é a nossa cidade” marcharam 20 mil pessoas, registando-se o recorde de afluência até então.

A edição do ano passado ficou marcada pela recusa da Câmara Municipal em instalar equipamentos para a realização do “Arraial + Orgulhoso”, que habitualmente acontece no final da marcha, no Largo Amor de Perdição. A sugestão da autarquia de transferência do local do arraial para o Parque do Covelo, fora do centro, foi recusada pela organização da MOP. Este ano, pela proximidade da data da marcha aos festejos de São João, o argumento da falta de instalações disponíveis dificilmente poderá ser invocado pela Câmara, já que os palcos e equipamentos montados para a festa popular ainda estarão disponíveis no dia 29.

Não foram divulgadas informações sobre o tema ou manifesto da MOP deste ano, que provavelmente assinalará a decisão de atribuição do nome de Gisberta Salce a uma rua da cidade (uma antiga reivindicação da MOP), mas também a escalada de violência racista que se tem verificado. Também o percurso não foi ainda anunciado, mas, à semelhança de anos anteriores, deverá ter em conta as obras de construção da linha de metro que actualmente decorrem na Baixa da cidade.

Na mesma tarde da Marcha e no final da mesma decorrerá o Arraial + Orgulhoso do Porto no Largo Amor de Perdição.

 

cartaz (3).png

Comunicado: Dia 29 de Junho saímos à rua: “De Cravo na Mão, porque somos liberdade e revolução!”

Este ano, a Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (MOP)  realiza a sua 19ª edição, com a convicção de que o seu espírito revolucionário é mais necessário do que nunca, especialmente na celebração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

A MOP terá a sua concentração na Praça da República às 15h de sábado, dia 29 de Junho e termina o seu percurso no Largo Amor de Perdição, onde começará o Arraial + Orgulhoso do Porto às 19h. A programação será contínua até à 1h da manhã.  O Arraial + Orgulhoso do Porto é a extensão da manifestação, é a festa que é um protesto, e é um momento fundamental para a visibilidade de artistas queer e de várias associações e coletivos da cidade.

Este marco histórico exige uma reflexão sobre as promessas por cumprir, as liberdades ainda não conquistadas da Revolução dos Cravos: habitação, saúde, educação, descolonização, paz, o fim da pobreza, maior representação e inclusão de mais corpos e vozes na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e capaz de garantir liberdade para todas as pessoas.

Este é um dos momentos mais críticos da história portuguesa desde o 25 de Abril, seja pela recente eleição de 50 deputados de extrema-direita, seja pelo regresso do ultraconservadorismo a forças políticas tradicionais, seja pela emergência de autênticas milícias que perseguem pessoas e organizações. Voltaram em força as políticas e discursos homofóbicos, transfóbicos, misóginos, racistas, xenófobos, e capacitistas, que tentam promover uma sociedade retrógrada, conservadora e odiosa. Mas haverá sempre resistência e liberdade. 

É preciso recordar as palavras infelizes de Galvão de Melo, que afirmou que “a revolução não foi feita para prostitutas e homossexuais”. Este comentário mostra o quanto ainda precisamos lutar para que o progresso seja verdadeiramente inclusivo. Os 50 anos do 25 de Abril colocam a nossa liberdade à prova, mais uma vez. Não nos rendemos, somos seres humanos  e acreditamos que aquela madrugada de Abril  ainda está por cumprir. O nosso caminho é ambicionar mais, sonhar mais, defender políticas que ampliem liberdades, dignidade e justiça social. A nossa luta olha para o futuro. É por isso que saímos à rua “de cravo na mão” e gritamos bem alto: “somos liberdade e revolução”! 

A Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (MOP) é constituída por 22 coletivos e associações da cidade que trabalham voluntariamente no combate à discriminação da comunidade LGBTQIA+ no nosso país e desde 2006 traz à cidade um momento de reivindicação, celebração e arte.

Convocamos todas as pessoas que lutam pelos direitos humanos a juntarem-se a nós nesta marcha. Um apelo especial à participação das famílias, que desempenham um papel crucial na construção da sociedade. A presença e o apoio das famílias são fundamentais para a nossa luta, fortalecendo a nossa voz e ampliando a nossa mensagem de amor, respeito e de igualdade para todes. 

Continuaremos a lutar, celebrar, a dar voz e corpo às nossas reivindicações e ao futuro que desejamos para uma sociedade mais igualitária, construída com amor, dignidade e justiça. A revolução é para todes e a rua é orgulhosamente nossa. 

 

Pedro Leitão

 

Acompanha o mês do orgulho no site www.dezanove.pt

Foto: https://depositphotos.com/pt/

Artigo actualizado a 27 de Junho com comunicado e cartaz da MOP.