Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto com celebração no centro da cidade, ainda que sem o apoio da Câmara

Marcha orgulho LGBTI porto 2023

Já é conhecido o percurso da Marcha do Orgulho do Porto – e confirma-se a celebração no centro da cidade, ainda que sem o apoio da Câmara Municipal.

Não haverá palco nem sistema de som mas no sábado, no final da marcha, o Largo Amor de Perdição voltará a ser ocupado por uma festa que este ano também é de protesto. A Marcha do Orgulho do Porto partirá às 15h da Praça da República e terminará no mesmo local onde nos últimos anos se tem realizado o Arraial + Orgulhoso do Porto.

Filipe Gaspar, da comissão organizadora da MOP, explica que a solução proposta pela autarquia de realizar o arraial no Parque do Covelo, situado a cerca de 45 minutos a pé do local habitual do evento, era “impossível” dada a enorme afluência – 15 mil pessoas – que se espera para a edição deste ano. A proposta alternativa apresentada pela organização, a Alameda das Fontainhas, foi rejeitada pela Câmara, sob o argumento de que nesse fim de semana o centro da cidade receberia vários eventos que condicionariam fortemente a circulação.

Ora, ao que o Público apurou, dos cinco eventos que terão lugar no concelho, quatro acontecem fora do anel da VCI (portanto, fora do centro) e apenas um, uma corrida solidária, ocupará a avenida marginal no dia a seguir à marcha. Outro argumento aduzido pela autarquia tem sido o conforto dos vizinhos da zona da Cordoaria, esquecendo a edilidade que o arraial se realiza ao final da tarde e início de noite de sábado e num espaço da cidade que habitualmente recebe eventos deste tipo.

Assim, a organização da MOP decidiu recusar a sugestão da autarquia, prescindindo também dos apoios logísticos e técnicos que apenas estavam disponíveis na opção Covelo. No entanto, “vai haver celebração”: ao abrigo do direito constitucional à manifestação, a marcha terminará numa “festa popular” que será também um protesto contra a invisibilidade a que a Câmara queria votar a iniciativa. Já ontem foi lançada nas redes sociais da MOP uma convocatória a «artistas, músicos, batuqueires, bandas e performers para animar o cortejo em diferentes pontos da nossa marcha». Ainda que sem palco e estruturas, a festa acontecerá, garante a organização.

Assim, o percurso da marcha será idêntico ao do ano passado. A concentração faz-se às 15h na Praça da República, descendo a rua da Boavista até ao cruzamento com a rua de Cedofeita, percorrendo esta até à Cordoaria e ao Largo Amor de Perdição.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Marcha do Orgulho LGBTI+ Porto (@orgulhoporto)

 

Pedro Leitão